Siga o OTD

Judô

Brasil conquista prata e bronze no Grand Slam na Rússia

Na categoria até 52 kg feminina, Erika Miranda conquista a medalha de prata e Jessica Pereira fica com o bronze no Grand Slam de Judô

No primeira dia de competições do Grand Slam de Judô, realizado em Ecaterimburgo, na Rússia, neste sábado, o Brasil conquistou duas medalhas, uma de prata com Erika Miranda, e uma de bronze com Jessica Perreira, todas na categoria até 52 ks. Eric Takabatake (60kg), Felipe Kitadai (60kg), Charles Chibana (66kg), Marcelo Contini (73kg) e Alex Pombo (73kg) também participaram da competição, mas não chegaram na disputa pelo pódio.

Abrindo a competição para o Brasil, Erika Miranda folgou na primeira rodada. Na sua estreia ela teve pela frente Tatsukawa, do Japão. Em um confronto rápido, a brasileira conseguiu a vitória com um Ippon, se garantindo na semifinal.

Na semifinal, o Grand Slam de Ecaterimburgo teve um confronto verde e amarelo, Erika Miranda contra Jessica Perreira. Nele, a luta foi mais equilibrada e Miranda conseguiu o triunfo somente no fim, com mais um ippon, se colocando na decisão do torneio.

Na decisão, a adversária foi a russa Kuzuiutina. Em luta com certo equilíbrio no começo, Erika Miranda sofreu uma punição e foi para o ataque. Em um dos momentos em que estava desprotegida, a brasileira sofreu um golpe combinado com uma imobilização, sendo derrotada por Ippon.

Jessica Perreira estreou no Grand Slam de Ecaterimburgo contra Ganbold, da Mongólia. Em duelo dominado pelo lado brasileiro, a vitória veio na parte final, quando Perreira conseguiu um waza-ari, que combinados com duas punições da adversária deram a vitória para o Brasil.

Na segunda luta do dia, a adversária foi a russa Kutsenko. Jessica foi melhor durante todo o confronto, buscando sempre a pontuação. No meio do combate, a brasileira conseguiu um waza-ari e ficou na vantagem. Com o placar adverso, a judoca da Rússia foi para o ataque e Perreira aproveitou, conseguindo mais uma queda com imobilização e se garantindo na semifinal.

Nela, o torneio teve o confronto entre brasileiras, Erika Miranda e Jessica Perreira. Na luta, o equilíbrio persistiu até o minuto final, quando Miranda conseguiu aplicar um golpe e receber o Ippon, colocando Jessica na repescagem.

Na luta pelo bronze, Jessica Perreira teve pela frente Skrypnik, da bielorrússia. No começo da luta, as duas judocas tomaram punições por conta de golpes descontinuados. Após a penalização, Jessica cresceu na luta e em uma combinação de golpe com imobilização conseguiu a vitória e a medalha.

No masculino o primeiro dia de competição não foi de grande sucesso brasileiro. Na categoria até 60 kg, Eric Tabatakabe estreou com vitória no golden score contra o russo Zairbekov, com a combinação de dois waza-ari que resultaram para o brasileiro em Ippon.

Na segunda luta do dia, o brasileiro teve pela frente Smetov. do Cazaquistão. Os dois judocas foram punidos no começo da luta por falta de combatividade, contudo, o duelo entre os dois atletas tiveram um duelo arrastado e longo. Nos segundos finais, o cazaque conseguiu um waza-ari, que precisou do vídeo para ser confirmado, e venceu.

Na repescagem, Eric teve pela frente o russo Zairbekov. No duelo equilibrado até nas punições, o judoca da Rússia conseguiu aplicar um waza-ari na segunda metade do duelo e acabou eliminando o brasileiro.

Outro brasileiro na categoria foi Felipe Kitadai. O brasileiro foi eliminado na estreia, quando teve pela frente o russo Zairbekov. Em duelo com pouca luta e muitas punições, Kitadai recebeu três delas, que resultou em sua eliminação do torneio.

Na categoria até 66 kg, Charles Chibana estreou na segunda rodada, contra o russo Grigoryan. Em outro combate com pouca combatividade e muitas punições o brasileiro conseguiu a vitória por conta das três penalidades do adversário.

Na terceira luta do dia, Chibana enfrentou Ninkou, da Bielorrússia. No duelo, o judoca bielorrusso conseguiu um Waza-ari nos primeiros movimentos do confronto e carregou a vantagem até o fim, saindo com o triunfo.

Na primeira luta da repescagem, Charles Chibana teve pela frente Isaev, da Rússia. Em confronto rápido e aberto, Chibana acabou sofrendo um Ippon no primeiro minuto e foi eliminado do Grand Slam de Ecaterimburo.

Na categoria até 73 kg, Alex Pombo estreou contra o francês Axus. No duelo, o brasileiro foi punido nos primeiros momentos do duelo. Em desvantagem, Pombo foi para o ataque e no final do confronto acabou sofrendo um Waza-ari, sendo eliminado.

Marcelo Contini teve folga na primeira rodada do torneio. Na segunda, teve pela frente o italiano Basile, campeão olímpico da categoria. Em duelo equilibrado, o brasileiro acabou punido na primeira metade da luta. Nos segundos finais, o judoca da Itália conseguiu o Ippon, eliminando o brasileiro.

Mais em Judô