Siga o OTD

Judô

Judô brasileiro tem grande teste em Paris antes da Olimpíada

Brasil disputará tradicional Grand Slam de Paris com 21 judocas, valendo importantes pontos para a corrida olímpica

Ellen Froner em ação no Grand Slam de Paria
(Foto: Emanuele Di Feliciantonio/IJF)

O judô brasileiro passará pelo primeiro grande teste antes dos Jogos Olímpicos a partir desta sexta-feira (02), na disputa do tradicional Grand Slam de Paris. Tido como um dos mais prestigiados do Circuito Mundial, o evento reunirá mais de 600 atletas de 110 países. O Brasil contará com 21 judocas, que buscarão os mil pontos no ranking classificatório os Jogos Olímpicos de Paris-2024.

“Eu acredito que essa competição tem uma importância enorme, os maiores atletas do mundo estão aqui, os mais bem ranqueados estão aqui. Então será uma competição muito difícil. É um dos Grand Slam mais tradicionais e competitivos que tem no calendário mundial. Mas, eu tenho certeza que a seleção brasileira que veio de recentes medalhas em Portugal, tem uma boa perspectiva para resultado em Paris também”, avalia Kiko Pereira, treinador da seleção masculina do Brasil.

Brasileiros na competição

O país terá dez atletas nas chaves masculinas, com boa parte do time titular e também novatos, como o estreante Roger Pereira (60kg). Michel Augusto (60kg), vice-campeão no Grand Prix de Portugal, e Rafael Buzacarini (100kg), medalhista de bronze também naquela etapa, estão entre os inscritos ao lado de Willian Lima (66kg), Vinícius Ardina (73kg), Gabriel Falcão (73kg), Guilherme Schimidt (81kg), Rafael Macedo (90kg), Leonardo Gonçalves (100kg), Rafael Buzacarini (100kg) e Rafael Silva “Baby” (+100kg).

Entre as mulheres, por outro lado, o Brasil terá 11 judocas: Natasha Ferreira (48kg), Alexia Nascimento (48kg), Larissa Pimenta (52kg), Jéssica Pereira (52kg), Rafaela Silva (57kg), Jéssica Lima (57kg), Ketleyn Quadros (63kg), Gabriella Mantena (63kg), Ellen Froner (70kg), Luana Carvalho (70kg) e Karol Gimenes (78kg).

“O Grand Slam de Paris é um dos principais do circuito mundial, tendo um número elevado de atletas com resultados expressivos, o que eleva muito o nível técnico da competição. E também tem o impacto do evento que é aqui em Paris, bonito, com arquibancada cheia, um público que entende de judô, então acho que é um evento que também prepara os atletas emocionalmente para grandes desafios. A equipe feminina está bastante focada, em condições de participação e a gente sabe que tem vários fatores que proporcionam isso, um bom desempenho traz resultado”, analisou Andrea Berti, treinadora da seleção feminina que acompanha a equipe em Paris.

Agenda do Grand Slam de Paris de judô:

Sexta-feira (02/02)
Natasha Ferreira (48kg), Alexia Nascimento (48kg), Larissa Pimenta (52kg), Jéssica Pereira (52kg). Rafaela Silva (57kg), Jéssica Lima (57kg), Michel Augusto (60kg), Roger Pereira (60kg) e Willian Lima (66kg).

Sábado (03/02)
Ketleyn Quadros (63kg), Gabriella Mantena (63kg), Ellen Froner (70kg), Luana Carvalho (70kg), Vinícius Ardina (73kg), Gabriel Falcão (73kg), Guilherme Schimidt (81kg).

Domingo (04/02)
Karol Gimenes (78kg), Rafael Macedo (90kg), Leonardo Gonçalves (100kg), Rafael Buzacarini (100kg) e Rafael Silva “Baby” (+100kg).

Início: 4h da manhã
Finais: 13h

Transmissão ao vivo
Preliminares e finais:
judotv.com
Apenas finais às 13h: Canal Olímpico do Brasil, NSports, Caze TV e Sportv

*Da Confederação Brasileira de Judô (CBJ)

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Judô