Siga o OTD

Judô

Rafael Silva bate João Cesarino e leva o bronze no GP de Portugal

Rafael Silva supera João Cesarino na disputa do terceiro lugar e leva o bronze no Grand Prix de Portugal

Rafael Silva Grand Prix de Portugal de judô
(Foto: Tamara Kulumbegashvili/IJF)

Mais uma medalha para o Brasil! Em confronto verde-amarelo, Rafael Silva derrotou João Cesarino e conquistou a medalha de bronze na categoria acima de 100kg no Grand Prix de Portugal de judô, neste domingo (29). Assim, o país encerra a competição com três pódios. Outros sete atletas brasileiros entraram em ação neste último dia, mas nenhum passou das oitavas.

+ Nathalie Moellhausen conquista medalha de ouro no Grand Prix de Espada em Doha

Tanto João Cesarino quanto Rafael Silva venceram três lutas e perderam uma antes de chegar na disputa pelo bronze. A luta decisiva rendeu poucas emoções. Os dois atletas receberam dois shidôs logo no início do combate e ficaram pendurados. Na metade final do tempo regulamentar, Baby teve mais iniciativa e forçou o terceiro shidô ao compatriota. Assim, ficou com o bronze.

As campanhas

Cabeça de chave número 3, Baby havia aplicado um ippon sobre o cipriano Giannis Antoniou na primeira rodada. Depois, forçou três shidôs ao cazaque Zhamnyl Turgynaliyev para ir às quartas. Por lá, encarou três minutos de golden score para bater o sul-coreano Jaegu Youn. Na semi, o brasileiro perdeu para o georgiano Saba Inaneishvili com um waza-ari no fim.

Brasil x Coreia: Baby projeta atleta coreano durante combate
Rafael Silva luta contra coreano (Foto: Arquivo/IJF)

Enquanto isto, João superou o estadunidense Christian Konoval com um rápido ippon na primeira rodada e bateu o azeri Zhamal Gamzathanov, com dois waza-ari, na sequência. O brasileiro caiu nas quartas, diante do holandês Jur Spijkers, com um waza-ari no golden score. Ele foi para a repescagem, onde venceu o ucraniano Yakiv Khammo por W.O.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Esta foi a terceira medalha do Brasil no Grand Prix de Portugal de judô, a primeira de bronze. Nos primeiros dias, Rafaela Silva (57kg) e Gabriella Mantena (63kg) conquistaram a medalha de prata. Ao todo, 25 brasileiros competiram na competição, que foi a primeira do Circuito Mundial na temporada. Além de Cesarino e Baby, outros sete entraram em ação neste domingo. No entanto, não chegaram nas finais.

Outros brasileiros

Pela categoria até 90kg, Marcelo Gomes e Giovani Ferreira pararam nas oitavas de final. Marcelo estreou já na segunda rodada, batendo o sul-africano Thomas-Laszlo Breytenbach. Depois, perdeu para o húngaro Krisztian, cabeça de chave número 1. Já Giovani bateu o francês Loris Tassier e o tajique Komronshokh Ustopiriyon, cabeça de chave, e perdeu para o belga Karel Foubert.

Marcelo Gomes judô Mundial de Judô Eduard Trippel
Marcelo Gomes em ação (Foto: Emanuele Di Feliciantonio/IJF)

Na categoria até 78kg, Samanta Soares passou pela uzbeque Iriskhon Kurbanbaeva e perdeu para a sul-coreana Jeongyun Lee nas oitavas. No mesmo peso, Millena Silva caiu diante da ucraniana Yelyzaveta Lytvynenko. No peso pesado feminino (acima de 100kg), Giovanna Santos superou a botsuana Lauryn Pulamoeng na estreia, mas perdeu para a portuguesa Rochele Nunes nas oitavas.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Ainda entre os homens, na categoria até 100kg, Eduardo Bettoni também parou nas oitavas de final, após vencer o estadunidense Nathaniel Keeve e o português Ailton Cardoso. Ele foi derrotado pelo húngaro Miklos Cirjenics. Outro neste peso, Leonardo Gonçalves bateu Luc Manongho, do Gabão, mas caiu diante de Zsombor Veg, da Hungria, na sequência.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Judô