Siga o OTD

Judô

CBJ anuncia torneio Sub-21 por equipes mistas no Brasil

Grand Prix Nacional Misto
Foto: Paulo Pinto/CBJ

A Confederação Brasileira de Judô (CBJ) anunciou nesta segunda-feira (11) a inclusão de um torneio por equipes mistas no calendário nacional. O Grand Prix Nacional Misto Sub-21 acontecerá em novembro e contará com os mesmos moldes do Mundial Júnior Por Equipes Mistas. O evento será realizado no dia 22 de outubro, em Zagreb.

A nova modalidade adotada pela Federação Internacional de Judô já valerá medalha nos próximos Jogos Olímpicos em 2020. A novidade brasileira servirá para preparar os atletas mais jovens.

A criação do Grand Prix Misto Sub 21 tem como objetivo preparar os atletas brasileiros desde as categorias de base para esse novo modelo de prova que o COI e a FIJ aprovaram para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020″, explica Matheus Theotônio, gestor nacional de eventos da CBJ. “Em 2018, esse modelo será adotado também no Grand Prix Interclubes Sênior que, até 2017, terá separação por gêneros. A edição de 2018 será no mesmo formato dos Jogos de Tóquio e do Mundial Sênior de 2017.”

Grand Prix Nacional Misto Sub-21

O GP Misto Sub-21 acontecerá entre 2 e 3 de novembro em São Paulo. Cada equipe poderá ser formada por até 16 atletas – serão oito lutas por confronto. O número de lutas vencidas no confronto definirá o campeão do duelo.

Mulheres: 48kg, 57kg, 70kg, +70kg

Homens:  60kg, 73kg, 90kg, +90kg

Se houver empate no número de lutas vencidas e na pontuação (ippon = 10 pontos; waza-ari = 1 ponto; shido = 0 ponto) será sorteado um peso para uma luta extra com golden score direto. Quem tiver a primeira vantagem, por shido ou pontuação, vence o confronto.

Jornalista baiana, soteropolitana, faconiana. Mestrado em jornalismo esportivo pela St. Mary's University, do Reino Unido. Bolsista Chevening 2015/2016.

Mais em Judô