Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Brasil conquista 10 medalhas no Aberto da Alemanha paralímpico

Aberto da Alemanha de Judô Paralímpico
Divulgação CPB

A Seleção Brasileira obteve excelente desempenho no German Open (Aberto da Alemanha de Judô Paralímpico), disputado no sábado, 8, em Heidelberg, em mais uma etapa de sua preparação rumo aos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020. Dos 11 atletas que foram para a Europa, dez subiram no pódio.

Os judocas Wilians Araújo (acima de 100kg) e Meg Emmerich (acima de 70kg), além de Alana Maldonado (até 70kg) foram medalhistas de ouro. Alana, que é a atual líder do ranking na sua categoria e campeã mundial, teve um gostinho especial com a conquista, já que se tratou de seu primeiro evento após a lesão que a afastou do Pan de Montreal, em janeiro.

“Estou muito feliz. Foi a primeira competição de um ano tão importante, a 199 dias da abertura dos Jogos. Essa conquista traz uma motivação muito grande na reta final da preparação para a Paralimpíada. Assim como abri meu ano dourado, espero encerrá-lo realizando meu sonho que é ser medalhista de ouro em Tóquio”, comentou a atleta da Amei-SP e do Palmeiras.

Ficaram com a prata Lúcia Teixeira (até 57kg), Maria Núbea Lins (até 52kg) e Rebeca Silva (acima de 70kg). Já Antônio Tenório (até 100kg), Arthur Silva (até 90kg), Harlley Arruda (até 81kg) e Thiego Marques (até 60kg) faturaram o bronze. A única atleta fora do pódio foi Giulia Pereira, medalhista de ouro no Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019.

O torneio não conta pontos para o ranking mundial. A delegação ainda permanecerá em treinamento na cidade alemã por mais dois dias, quando então embarcará para Madri, na Espanha, onde realizará um intercâmbio apenas de treinos, sem competição oficial.

“O saldo é positivo, os resultados foram ótimos. Mas temos a consciência de que há pontos a evoluir para as duas últimas competições que marcam pontos para o ranking mundial e classificar o maior número de categorias para os Jogos Paralímpicos”, disse o técnico Jaime Bragança.

Neste ano, os judocas brasileiros já participaram do Pan de Montreal, no Canadá, onde ganharam nove medalhas, sendo cinco de ouro. Antes dos Jogos de Tóquio, eles terão duas etapas do Grand Prix da IBSA: uma na Inglaterra, em abril, e outra no Azerbaijão, em maio, para pontuarem. Vale lembrar que é com base no ranking que se define os participantes dos Jogos.

Mais em Paralimpíada Todo Dia