Siga o OTD

Judô

Nº 1 do Mundo, David Moura se vê como desafiante de Teddy Riner

Primeiro colocado no ranking mundial dos pesados, brasileiro David Moura sonha com vitória sobre Teddy Riner, lenda do judô no Mundial

Líder do ranking Mundial dos pesados e convocado para o Campeonato Mundial deste ano em Budapeste, David Moura concedeu entrevista exclusiva para o Olimpíada Todo Dia. O judoca falou sobre o momento da carreira, disputa com Rafael Silva na seleção brasileira, como é enfrentar Teddy Riner nas competições e suas metas na trajetória para Tóquio 2020.

O brasileiro lidera a categoria do atual medalha de ouro olímpica e nove vezes campeão mundial, o francês Teddy Riner. Sobre como é ter Riner como adversário, o brasileiro comentou que o estilo de lutas dos dois é bem parecido e que se vê como um dos principais oponentes do atleta europeu. “O Rinner é um grande atleta, judoca ágil e muito forte, temos um judô semelhante. Atualmente ele é o maior adversário a ser batido mas, no que depender de mim, não por muito tempo já que sou considerado também um dos favoritos para superá-lo”.

Se olharmos para a categoria acima de 100 kgs do judô, também temos a disputa interna. David Moura briga com Rafael Silva, o baby, para ser o primeiro do país na categoria. “Eu vejo essa disputa positiva para mim pois ter um grande adversário dentro do Brasil me fez treinar cada vez mais e chegar onde estou hoje.”

Hoje o judoca brasileiro vive o melhor momento de sua carreira, ocupando o primeiro lugar do ranking mundial da categoria, vivendo o que sempre sonhou. ” Vivo o melhor momento da minha carreira, hoje vivo mais do que sonhei. Batalhei muito para chegar até aqui, são anos de dedicação, disciplina, trabalho duro com o objetivo de estar cada vez melhor preparado e conquistar bons resultados me mostra que estou no caminho certo”.

O sonho de David vem de berço, o judoca é filho de Fenellon Muller, medahista de bronze no Pan-Americano de 1975, e para o brasileiro esse apoio foi primordial para sua carreira. “Eu sempre gostei de judô, cresci vendo meu pai dar aulas de judô e ouvindo as histórias dele que foi bronze no pan-americano do México em 1975 e do meu tio que também foi da seleção brasileira e com 20 anos resolvi fazer do judô a minha profissão, minha família foi fundamental para eu chegar até aqui. Sempre tive todo o apoio a minha família, e quando decidi tornar o judô a minha profissão, meus irmãos voltaram à treinar para me ajudar já que não tínhamos a estrutura e volume de treinos que hoje conquistamos. Com o apoio deles foi mais fácil e me possibilitou continuar em Cuiabá onde hoje tenho um centro de treinamento de alto nível, tão bom quanto os dos grandes centros com uma equipe dedicada a mim possibilitando chegar onde estou hoje”.

A seleção brasileira masculina de judô viajou na última semana para a França, visando a preparação para o Mundial de Budapeste, para David Moura, a meta é sempre estar o mais preparado possível para todas as competições. ” Minha principal meta é estar cada vez melhor preparado, me superando a cada dia. Medalhar no próximo campeonato mundial é a minha meta a curto prazo, passar pelo berço do judô como campeão no Grand Slam de Tóquio também está entre os meus objetivos.”

Mais em Judô