Siga o OTD

Judô

Leonardo é prata, Macedo e Buzacarin bronze em Tel Aviv

Fechando o GP de Tel Aviv, em Israel, judô brasileiro conquista mais três medalhas.

Sabau Gabriela/IJF.org

Fechando o Grand Prix de Tel Aviv, em Israel, a seleção brasileira de judô conquistou mais três medalhas. Neste sábado (25), Leonardo Gonçalves (até 100kg) acabou sendo derrotado na final pelo israelense Peter Paltchik e terminou com a prata.

Na mesma categoria, Rafael Buzacarin passou pela repescagem, derrotou Daniel Mukete, de Belarus, e faturou o bronze. Já no peso até 90kg, Rafael Macedo também passou pela repescagem, superou o polonês Piotr Kuczera e conquistou mais um bronze para o Brasil no GP de Tel Aviv. Giovani Ferreira caiu na segunda luta.

Sendo assim, a seleção brasileira de judô sai de Israel com cinco medalhas conquistadas, uma de prata e quatro bronzes. Daniel Cargnin (até 66kg), também foi bronze, assim como Eduardo Yudy (até 81kg).

Nenhuma medalha foi conquistada pelas mulheres em Tel Aviv, apenas a seleção masculina de judô subiu no pódio em Israel. A última judoca a competir foi Samanta Soares, que foi eliminada ainda na primeira luta que fez na 78kg. E para piorar, Rafaela Silva foi suspensa dois por doping.

+ INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE

Caminho da prata
Leonardo Gonçalves venceu quatro lutas para alcançar a final em Tel Aviv. Primeiro ele passou pelo dominicano Lewis Medina, com um wazari. Na sequência, outra vitória por wazari, agora diante do uzbeque Aibek Serikbayev.

Nas quartas de final, outra vitória por wazari, agora diante do polonês Kacper Szczurowski. A semifinal foi contra Daniel Mukete, de Belarus. Leonardo Gonçalves venceu no golden score, com mais um wazari.

Só que na final da categoria até 100kg , contra o atleta da casa, Leonardo não se achou na luta. Tomou uma punição, errou as entradas e acabou tomando uma invertida de Peter Paltchik, que faturou o ouro com um wazari e levantou a torcida em Tel Aviv.

Os bronzeados

Rafael Buzacarin, também até 100kg, foi superado nas quartas de final pelo alemão Karl-Richard Frey e foi para a repescagem. Na sequência, o brasileiro passou pelo canadense Kyle Reyes e conquistou o bronze ao derrotar Daniel Mukete, de Belarus.

Rafel Macedo, da categoria até 90kg, venceu as três primeiras lutas que fez em Tel Aviv, mas foi superado na semifinal. Contra o sul-coreano Donghan Gwak, o brasileiro perdeu no golden score.

Só que Macedo não desanimou e voltou com tudo para a disputa do bronze. Diante do sueco Marcus Nyman, ele dominou a luta, conseguiu um wazari e um ippon, um dos mais lindos de todo o GP.

Mais em Judô