Siga o OTD

Judô

Brasil termina em 4º no ranking da Federação Internacional

Categoria +78kgs feminina foi a que mais contribuiu. Mayra Aguiar é a judoca melhor ranqueada.

Após um ano de competições acumulando pontos, os judocas brasileiros fizeram o Brasil terminar o ano na quarta colocação do ranking mundial da Federação Internacional de Judô.

O Brasil aparece na quarta colocação com 100.953 pontos somente atrás de França (116.964), Rússia (148.506) e Japão (226.154). Esses pontos são a somatória de todos os pontos conquistados individualmente por todos os judocas brasileiros durante o ano em todas as competições oficiais disputadas.

crédito: reprodução site Federação Internacional de Judô

Com 10.897 pontos, a categoria +78kgs feminina foi a que mais contribuiu com a quarta colocação geral do Brasil. Maria Suelen Altheman, quarta do colocada no ranking individual e Beatriz Moura, sétima, foram responsáveis por 98 por cento desses pontos.

Maria Suelen foi inclusive quem mais contribuiu individualmente. Foram 5653 pontos, 43 a mais que os 5610 da judoca Mayra Aguiar, segunda colocada no ranking mundial na categoria -78kgs. Mayra é, inclusive, a melhor atleta brasileira no ranking em 2019. A atleta foi bastante regular durante o circuito e ainda conquistou a medalha de bronze no Campeonato Mundial deste ano.

+ INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE

No lado masculino, a categoria que mais pontos rendeu ao Brasil foi a -48kgs. Ao todo, foram 9229, somados em grande parte por Eric Takabatake, Felipe Kitadai, Phelipe Pelim e Allan Kuwabara, quatro judocas que devem brigar pelas vagas olímpicas. Individualmente, o judoca que mais pontos deu ao Brasil foi Daniel Cargnin, da categoria -66kgs, com 4.053 pontos.

Durante 2019, a seleção brasileira de judô conquistou 34 medalhas em sete etapas de Grand Slam. Apenas o Japão, maior potência mundial do Judô, conquistou mais medalhas do que o Brasil nos Grand Slam de 2019: 79 pódios.

Os judocas voltam a competir no Grand Prix de Tel Aviv, em Israel. A competição ocorre dos dias 23 a 25 de janeiro.

Mais em Judô