Siga o OTD

Judô

Rafaela Silva conquista primeiro ouro do Brasil em Wuhan

Judoca Rafaela Silva venceu todas as cinco lutas que disputou para conquistar a primeira medalha de ouro do Brasil nos Jogos Mundiais Militares

Divulgação

Apesar de ter sido flagrada no exame antidoping nos Jogos Pan-Americanos, Rafaela Silva não foi suspensa preventivamente. Por conta disso, pode continuar competindo enquanto não acontece o julgamento. Na madrugada deste sábado, a judoca conquistou a primeira medalha de ouro do Brasil nos Jogos Mundiais Militares ao vencer todas as cinco lutas que teve pela frente.

Na primeira rodada da categoria até 57kg, a campeã olímpica de 2016 passou pela uzbeque Amina Mamedova. Nas oitavas de final, a vitória foi sobre a ucraniana Mariia Skora. Nas quartas, Rafaela Silva superou Anny Ni Kadek, da Indonésia e se classificou para a semifinal, fase em que enfrentou e venceu a polonesa Arleta Podolak. A final foi contra a romena Andreea Chitu, que foi derrotada pela brasileira, que conquistou a medalha de ouro.

+ CONFIRA OS RESULTADOS DOS JOGOS

Na categoria até 48kg, Gabriela Chibana terminou na sétima colocação. Depois de perder na estreia para a chinesa Chen, que acabou sendo a campeã dos Jogos Militares, a brasileira foi para a repescagem, fase em que derrotou Terry Kusumawardani. Mas, na luta seguinte, que a levaria para a disputa do bronze em caso de vitória, ela perdeu para Jon Yu Sun, da Coreia do Norte.

Eric Takabatake terminou na mesma posição de Gabriela Chibana na categoria até 60kg. Depois de vencer o angolano Pedro Nayr na estreia, o judoca perdeu para Ariunbold Enkhtaiwna, da Mongólia, nas oitavas de final. Na repescagem, ele passou por Fraj Dhouibi, da Tunísia, mas perdeu para o francês Richard Vergnes na luta que o levaria para a disputa da medalha de bronze.

Na categoria até 66kg, Charles Chibana parou nas oitavas de final no uzbeque Mukhriddin Tilovov depois de ter vencido por WO na estreia o venezuelano Cesar Marcano. Na repescagem, ele passou por Ismayil Ibrahimov, do Azerbaijão, mas perdeu na sequência para o sul-coreano Jeong Yonguk.

Já Eleudis Valentim, na categoria até 52kg, venceu apenas a luta de estreia contra Badamgarav Enkhtsolmon, da Mongólia. Depois, nas quartas-de-final, ela caiu diante da francesa Coraline Tabellion e foi para a repescagem, fase em que perdeu na primeira luta para Diyora Keldiyorova.

Na categoria até 73kg, Eduardo Katsuhiro venceu a primeira luta contra o venezuelano Manuel Ortegas, mas acabou eliminado nas oitavas por Vadzim Shoka, da Bielorrússia, e não teve a oportunidade de disputar a repescagem.

Na mesma categoria de Rafaela Silva, Tamires Crude foi eliminada na primeira rodada ao perder para Ri Un Ju, da Coreia do Norte. O mesmo aconteceu na categoria até 62kg com Alexia Castilhos, que perdeu logo de cara para Gankhaich Bold, da Mongólia.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Judô