Siga o OTD

Judô

CBJ define seleção para disputar o Grand Slam de Brasília 2019

Judocas foram convocados nesta terça-feira, 24. Brasil terá 56 representantes na competição que acontecerá nos dias 06, 07 e 08 de outubro.

Mayra Aguiar derruba Kuka no Mundial de Judô
(Roberto Castro/rededoesporte.gov.br)

A Confederação Brasileira de Judô definiu, nesta terça-feira, os nomes dos atletas que representarão o Brasil no Grand Slam de Brasília 2019. Foram convocados 56 judocas, já que o país anfitrião pode inscrever até quatro atletas nas 14 categorias de peso, enquanto os demais países têm limite de dois por peso. A competição acontecerá no Centro Internacional de Convenções do Brasil, na capital federal, no período de 06 a 08 de outubro e distribuirá até mil pontos no ranking mundial classificatório para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

Para cada peso, a gestão de Alto Rendimento da CBJ convocou três judocas sêniores e a Base convocou um sub-18 ou sub-21. A lista conta com os principais nomes do Brasil, como os medalhistas olímpicos Rafael Silva “Baby” (+100kg), Felipe Kitadai (60kg), Mayra Aguiar (78kg), Ketleyn Quadros (63kg) e Rafaela Silva (57kg), além de jovens promessas das categorias de base, como os campeões dos Jogos Pan-Americanos de Lima Renan Torres (60kg) e Larissa Pimenta (52kg), ambos de 20 anos e ainda integrantes da seleção Júnior.

“Disputar um Grand Slam em casa nos dá a oportunidade de experimentar novos nomes e de dar experiência de de alto nível para os atletas da base que estão no processo de transição e contribuem para renovação da equipe principal. Além disso, os nossos principais atletas, que estão brigando por vagas olímpicas, terão uma grande oportunidade de buscar pontos importantes no ranking com a vantagem de lutar em casa, sem o desgaste de uma longa viagem e com o apoio caloroso da torcida brasileira. Mas, não temos dúvidas de que será uma competição duríssima e de que precisaremos lutar muito para conquistar esses pontos em Brasília”, avalia o gestor de Alto Rendimento da CBJ, Ney Wilson Pereira.

+JÁ CONHECE O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO YOUTUBE?

A escolha dos convocados para essa etapa do Circuito Mundial IJF passou por critérios meritocráticos estabelecidos pela CBJ e também por avaliação técnica do desempenho de atletas em competições internacionais e nacionais, como o Troféu Brasil de Judô, que aconteceu nos dias 19 e 20 de setembro, também em Brasília, e foi observado pela comissão técnica da equipe principal.

Dessa forma, foram chamados os dois melhores judocas brasileiros de cada peso no ranking mundial sênior (WRL), um atleta por performance técnica no Troféu Brasil e um atleta da Base.

Mais em Judô