Siga o OTD

Judô

Brasileiros já conhecem primeiros adversários do Mundial Juvenil

Competição mais importante do ano para a classe Sub-18 começa nesta quarta-feira, 25, com 16 brasileiros em ação no Cazaquistão

Seleção brasileira no Mundial juvenil de judô
(divulgação/CBJ)

A cidade de Almaty, no Cazaquistão, recebe o Campeonato Mundial Juvenil de judô no período de 25 a 29 de setembro com a presença de 16 atletas brasileiros, sendo oito no naipe masculino e outros oito no feminino. O sorteio das chaves foi realizado nesta terça-feira (24).

Diferentemente das classes Sênior e Júnior (sub-21), no Juvenil ainda há a categoria Superligeiro, por isso são 16 pesos e não 14 como nas outras classes.

As lutas do Campeonato Mundial Juvenil de judô começam nesta quarta (25) com as disputas das categorias Superligeiro e Ligeiro (40kg, 44kg, 50kg e 55kg). Na quinta (26), lutam os Meio-Leve e Leve (48kg, 52kg, 60kg e 66kg) e, no dia seguinte, Meio-Médio e Médio (57kg, 63kg, 73kg e 81kg). Finalizando as disputas individuais, vão ao tatame, no sábado (28), os atletas das categorias Meio-Pesado e Pesado (70kg, +70kg, 90kg, +90kg). No dia 29, último dia de competição, acontecerão as disputas por equipes mistas.

As lutas classificatórias das chaves individuais começam à 1h da manhã de quarta-feira e as finais serão a partir das 7h da manhã, no horário de Brasília.

No Mundial Juvenil de judô do Cazaquistão, os judocas brasileiros serão orientados pelos técnicos Marcus Agostinho, Douglas Potrich e Alexandre Katsuragi. A preparação contou com treinamentos de campo nacionais como aquele realizado após o Campeonato Brasileiro Sub-18, no Rio de Janeiro, além de competições do Circuito Mundial Juvenil e também treinos com a seleção principal.

+Inscreva-se em nosso canal no YouTube

Os atletas Caio Kiwada (60kg), Matheus Pereira (66kg), Gustavo Gomes (73kg) e Kayo Santos (90kg), por exemplo, participaram da aclimatação da seleção sênior para o Mundial de Tóquio, onde treinaram com os principais judocas do Brasil durante duas semanas, aproximadamente.

Brasil no Mundial Juvenil de judô

Seleção feminina
40kg – Rebeka Venceslau (Movimento Pró-Criança/FPJU)
44kg – Laura Soken (Ass. Franciscana de Ensino Senhor Bom Jesus/FPRJ)
44kg – Beatriz Comanche (UMBRA/FJERJ)
48kg – Aléxia Nascimento (Ass. Atlética Judô Futuro/FJMS)
57kg – Sarah Vieira de Souza (Ass. Marcos Mercadante de Judô/FPJUDO)
63kg – Maria Eduarda P. M. Diniz (Projeto Olhar Futuro/ADPM S. J. Campo/FPJUDO)
70kg – Luana de Carvalho (UMBRA/FJERJ)
+70kg – Anna Karolina Belém dos Santos (Judô Comunitário Instituto Reação/FJERJ)

Seleção masculina
55kg – Cauan Mendes (Clube de Regatas do Flamengo/FJERJ)
60kg – Felipe Lima (São João Tênis Clube/FPJUDO)
60kg – Caio Kiwada (SESI SP/FPJUDO)
66kg – Matheus Pereira (SESI SP/FPJUDO)
73kg – Gustavo Gomes (Judô – Praia Grande/FPJUDO)
81kg – Renan Furtado (Judô Comunitário Instituto Reação/FJERJ)
90kg – Kayo Santos (Ass. Plínio Almeida de Judô/FPJU)
+90kg – Bernardo Rosa (Ass. de Judô Araçatuba/FPJUDO)

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Judô