Siga o OTD

Judô

Victor Penalber volta aos tatames lutando na Copa Rio

Ele ficou com a medalha de ouro na categoria Médios, uma acima da Meio-Médio que representa na seleção brasileira

Vitor Penalber, da seleção brasileira de judô
Grabriela Sabau/FIJ/arquivo

O judoca Victor Penalber, da seleção brasileira, voltou a lutar após um período afastado por lesão, na Copa Rio de judô. Ele competiu no sábado (30) e ficou com a medalha de ouro na categoria Médios (90kg), uma acima da Meio-Médio (81kg) que representa na seleção. O campeonato terminou no domingo (1º).

“Foi gostoso colocar o quimono de novo, ter a adrenalina de estar numa  competição, numa luta. É muito diferente dos treinamentos, eu precisava competir novamente. E competir, chegar numa final e viver aquelas emoções de novo”, disse Vitor Penalber. Ele ficou nove meses afastado por conta de uma cirurgia no joelho.

No caminho para a conquista, Vitor Penalber fez quatro lutas na Copa Rio de judô e chegou à decisão contra Cleyanderson Silva (Jequiá), promessa da casa e um dos principais nomes da nova geração. A luta chegou aos 3 minutos de Golden Score, quando Cleyanderson sofreu o terceiro shidô e acabou definindo o ouro.

Nova Geração

Alguns dos novos nomes se destacaram na Copa Rio de judô. Convocadas para o Mundial Cadete, Beatriz Comanche (44kg/Umbra), Luana de Carvalho (70kg/Umbra) e Anna Karolina Belém (+70kg/Instituto Reação) foram campeãs em suas respectivas categorias.

“O principal fator para o desempenho hoje foi a confiança. Estou muito confiante, acreditei no que poderia fazer nas lutas e sei que a Copa Rio foi um ponto muito importante no meu treino para o Mundial. Estou trabalhando mais e mais para correr tudo bem e pegar essa medalha”, disse Beatriz.

“Foi um grande aquecimento para o Mundial e, é claro, importante para conquistar mais uma medalha de ouro para o meu quadro. Foi importante competir aqui porque eu consegui soltar meus golpes. Lá fora eu disputo com atletas com mais força que aqui no Rio”, disse Anna Belém. “Vou dar o meu melhor para lá e pegar a medalha de ouro, mas é Mundial. Rodei o Circuito, mas, com certeza, vão ter outras meninas que ainda não lutei. Mas estou preparando minha cabeça para ganhar”, completou.

Além delas, o Rio de Janeiro ainda teve Cauan Mendes (55kg/Clube de Regatas do Flamengo) e Renan Furtado (81kg/Judô Comunitário Instituto Reação) convocados para disputar o Campeonato Mundial Sub-18 de Almaty, no fim de setembro.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Judô