Siga o OTD

Judô

Victor Penalber volta aos tatames lutando na Copa Rio

Ele ficou com a medalha de ouro na categoria Médios, uma acima da Meio-Médio que representa na seleção brasileira

Vitor Penalber, da seleção brasileira de judô
Grabriela Sabau/FIJ/arquivo

O judoca Victor Penalber, da seleção brasileira, voltou a lutar após um período afastado por lesão, na Copa Rio de judô. Ele competiu no sábado (30) e ficou com a medalha de ouro na categoria Médios (90kg), uma acima da Meio-Médio (81kg) que representa na seleção. O campeonato terminou no domingo (1º).

“Foi gostoso colocar o quimono de novo, ter a adrenalina de estar numa  competição, numa luta. É muito diferente dos treinamentos, eu precisava competir novamente. E competir, chegar numa final e viver aquelas emoções de novo”, disse Vitor Penalber. Ele ficou nove meses afastado por conta de uma cirurgia no joelho.

No caminho para a conquista, Vitor Penalber fez quatro lutas na Copa Rio de judô e chegou à decisão contra Cleyanderson Silva (Jequiá), promessa da casa e um dos principais nomes da nova geração. A luta chegou aos 3 minutos de Golden Score, quando Cleyanderson sofreu o terceiro shidô e acabou definindo o ouro.

Nova Geração

Alguns dos novos nomes se destacaram na Copa Rio de judô. Convocadas para o Mundial Cadete, Beatriz Comanche (44kg/Umbra), Luana de Carvalho (70kg/Umbra) e Anna Karolina Belém (+70kg/Instituto Reação) foram campeãs em suas respectivas categorias.

“O principal fator para o desempenho hoje foi a confiança. Estou muito confiante, acreditei no que poderia fazer nas lutas e sei que a Copa Rio foi um ponto muito importante no meu treino para o Mundial. Estou trabalhando mais e mais para correr tudo bem e pegar essa medalha”, disse Beatriz.

“Foi um grande aquecimento para o Mundial e, é claro, importante para conquistar mais uma medalha de ouro para o meu quadro. Foi importante competir aqui porque eu consegui soltar meus golpes. Lá fora eu disputo com atletas com mais força que aqui no Rio”, disse Anna Belém. “Vou dar o meu melhor para lá e pegar a medalha de ouro, mas é Mundial. Rodei o Circuito, mas, com certeza, vão ter outras meninas que ainda não lutei. Mas estou preparando minha cabeça para ganhar”, completou.

Além delas, o Rio de Janeiro ainda teve Cauan Mendes (55kg/Clube de Regatas do Flamengo) e Renan Furtado (81kg/Judô Comunitário Instituto Reação) convocados para disputar o Campeonato Mundial Sub-18 de Almaty, no fim de setembro.

APOIE O OLIMPÍADA TODO DIA

Desde setembro de 2016, o Olimpíada Todo Dia não deixa você ter saudade dos Jogos nunca. É o único veículo de comunicação que todos os dias traz a trajetória dos atletas olímpicos e paralímpicos, combatendo a monocultura do futebol e na busca de ajudar a mudar a cultura esportiva do Brasil. Gosta do nosso trabalho? Nos apoie! Faça um pix para [email protected]

Outra alternativa para nos apoiar é usando o cupom OTD em compras na Centauro. Com o cupom, você ganha 10% de desconto na compra de equipamentos esportivos e parte do valor será revertido para o Olimpíada Todo Dia. Vale lembrar que os descontos não são cumulativos. Se alguma peça já estiver em oferta, você não conseguirá aumentar o desconto, mas se colocar o cupom OTD, parte do valor vai ajudar o portal do mesmo jeito. Você pode comprar também pela vitrine do OTD no site das Centauro.

Mais em Judô