Siga o OTD

Judô

Show de ippons em três etapas do Campeonato Brasileiro Regional

Amazonas, Maranhão, Rio e São Paulo saíram vencedores após quase 2,5 mil lutas e quase 2 mil vitórias pelo golpe perfeito

Jonas Farias (FEBAJU)

Foi ippon para dar e vender. Em três etapas do Campeonato Brasileiro Regional de judô disputadas simultaneamente em Santa Catarina, Maranhão e Bahia, entre sábado (14) e domingo (15), foram realizadas 2.414 lutas com 1.982 definidas pelo golpe perfeito.

As disputas valeram pelas regiões I, III e V, reunindo 1.687 judocas de 14 estados nas cidades de São Luís (MA), Lauro de Freitas (BA) e Brusque (SC), respectivamente. As três valendo pontos para o ranking nacional sênior.

A Região V foi a mais cheia, com 704 judocas de São Paulo, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. A III contou com 554 do Espírito Santo, Bahia, Rio de Janeiro e Minas Gerais, e a Região I teve 429 atletas do Maranhão, Amapá, Piauí, Amazonas, Pará e Roraima. As disputas foram desde a classes Sub-13 até a Sênior.

Amazonas, Maranhão, Rio e São Paulo

Os maiores vencedores foram os estados do Amazonas, Maranhão, Rio e de São Paulo.

Na Região I os maranhenses levaram a melhor nas categorias masculinas com 10 ouros, 14 pratas e 27 bronzes. O segundo lugar ficou com o Pará, a maior delegação do torneio com 113 judocas. O Amazonas ficou em terceiro, seguido por Piauí, Amapá e Roraima.

No feminino, o título foi o Amazonas, com 12 ouros, quatro pratas e dois bronzes. As maranhenses ficaram em segundo lugar, seguidas por Piauí, Pará, Amapá e Roraima (6º).

> CONFIRA TODOS OS RESULTADOS

Já na Região III quem levou a melhor foi o Rio de Janeiro nas lutas disputadas no Centro Pan-Americano de Judô, em Lauro de Freitas. Os fluminenses saíram com 136 medalhas e venceram tanto no masculino quanto no feminino. A seguir vieram Minas Gerais, Bahia e Espírito Santo.

> CONFIRA TODOS OS RESULTADOS

Por fim, na Região V foi São Paulo que levou a melhor nos naipes masculino e feminino. Foram nada menos do que 164 medalhas no total.  Rio Grande do Sul ficou em segundo, Paraná em terceiro e os anfitriões de Santa Catarina em quarto lugar. Tudo contanto homens e mulheres.

> CONFIRA TODOS OS RESULTADOS

A última etapa regional acontecerá nos dias 4 e 5 de maio, com a disputa da Região IV em Ji-Paraná (RO). Lá estarão judocas do Acre, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia e Tocantins.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Judô