Siga o OTD

Judô

Brasil conquista quatro medalhas no 1º dia do Open de Santiago

Com Larissa Pimenta e Lincoln Neves levando a medalha de ouro, Allan Kuwabara a prata e Ítalo Carvalho o bronze, Brasil começa a competição com quatro medalhas

Divulgação

No primeiro dia de competições do Open de Santiago de Judô, o Brasil terminou na liderança do quadro de medalha, neste sábado (23). Com Larissa Pimenta e Lincoln Neves levando a medalha de ouro, Allan Kuwabara a prata e Ítalo Carvalho o bronze, a Seleção Brasileira fechou com quatro medalhas.

Na categoria até 52kg feminina, Larissa Pimenta começou o dia com folga na primeira rodada. Na segunda, a brasileira enfrentou e venceu a mexicana Paulina Martinez, se garantindo na semifinal da categoria. Na luta pela vaga na final, a brasileira teve pela frente a peruana Brillith Gamarra Carbajal. No confronto, Larissa conseguiu a superioridade e se garantiu na decisão após um ippon.

No duelo pela medalha de ouro, Larissa Pimenta teve pela frente Katelyn Jarrell, dos Estados Unidos. Em combate igual, a judoca brasileira conseguiu um waza-ari e administrou a vantagem no placar para sair com a vitória e conquistar a primeira medalha de ouro para o Brasil.

Lincoln Neves, na categoria até 73kg, começou sua participação no Open de Santiago de judô vencendo o americano Everet Desilets por waza-ari. seguindo para a próxima fase. Nela, o brasileiro teve pela frente o mexicano Eduardo Araujo. No combate, a vitória só veio no golden score, após mais de cinco minutos de luta, com vantagem para o judoca do Brasil, por waza-ari.

Na semifinal da categoria, Lincoln Neves conseguiu seu primeiro ippon na competição. Enfrentando o canadense Bradley Langlois, o brasileiro conseguiu o domínio do confronto, conseguiu o ippon e se garantiu na decisão. Na luta pela medalha de ouro, Lincoln teve pela frente Luca Otmane, da França. Melhor na maior parte do tempo, Neves abriu vantagem e controlou o duelo e saiu com a vitória e a medalha de ouro.

Na categoria até 60kg masculina, Allan Kuwabara estreou vencendo o uruguaio Nicolas Trillas Massia, com um ippon, seguindo no Open de Santiago de judô. Em seu segundo combate, o brasileiro fez uma luta equilibrada contra o colombiano John Futtinico, que acabou sendo definida somente nos detalhes, com triunfo brasileiro por waza-ari.

Nas quartas de final, Allan Kuwabara superou em pouco mais de um minuto o peruano Alexander Ramirez, por ippon. Na semifinal, o judoca brasileiro teve como adversário o equatoriano Steven Morocho, quem superou com mais um ippon, se garantindo na decisão da categoria.

Na luta pela medalha de ouro, Allan Kuwabara teve pela frente o joponês Seigo Nakajima. nela, apesar de conseguir sair na frente do placar nos primeiros minutos de confronto, o brasileiro acabou sendo superado pelo judoca do Japão, por ippon, e terminou sua participação no Open de Santiago com a medalha de prata.

Na mesma categoria, Italo Carvalho abriu sua participação no Open de Santiago de judô vencendo o francês Thomas Macrez por ippon. Em sua segunda luta na competição, o judoca brasileiro acabou sendo superado pelo argentino Hernan Birbrier, também por ippon, caindo para a repescagem.

Na busca pela medalha de bronze, Italo Carvalho teve pela frente o português Felipe Cruz. Em duelo extremamente igual, o brasileiro conseguiu a vitória somente no golden score, mas seguiu na luta por uma medalha. No combate que valia o bronze, Italo teve como adversário o equatoriano Steven Morocho. Conseguindo definir rapidamente, o atleta do Brasil saiu com o triunfo por ippon, se garantindo no pódio.

Brasileiros acabam fora do pódio

Na categoria até 57kg, Amanda Culato foi a representante do Brasil. Em sua estreia no Open de Santiago, a brasileira teve pela frente Jennifer Cruz, do México. No combate, Amanda foi melhor do que sua adversária e em menos de um minuto conseguiu o ippon e seguiu na competição.

Em seu segundo confronto do dia, a brasileira enfrentou a sérvia Marica Perisic. Apesar de começar bem, a brasileira acabou sendo superada, por ippon, e caiu para repescagem. Nela, Amanda teve pela frente Margaux Silvestri, da França. No combate, a representante do Brasil acabou tendo problemas e não pode lutar, sendo derrotada por W.O.

Na categoria até 66kg masculina, o Brasil teve a participação de dois atletas. Luis Rossetim abriu sua participação contra o americano Ari Berliner. Em duelo extremamente igual, a definição acabou acontecendo somente no golden score, depois de mais de seis minutos de luta, com vitória brasileira por waza-ari. Na segunda rodada, Luis teve pela frente o argentino Minoru Tamashiro. Mais uma vez no golden score, agora com mais de oito minutos de duelo, o judoca do Brasil acabou sendo derrotado e eliminado do Open de Santiago de judô.

Já Marcelo Fugita abriu sua participação na competição do Chile com vitória contra o argentino Tal Almog, com um ippon em pouco mais de um minuto de duelo. Pela segunda rodada, o adversário do brasileiro foi o colombiano Juan Hernandez. Em uma luta relâmpago, Marcelo conseguiu um triunfo por ippon, em apenas 28 segundos, e seguiu para as quartas de final.

Nela Marcelo Fugita enfretou o mexicano Nabor Castillo e acabou sendo derrotado, por waza-ari e dois yuko, caindo para a repescagem. Nela, o judoca brasileiro teve pela frente o russo Petr Zhukov. No combate, o representante do Brasil acabou saindo atrás do placar e, ao tentar recuperar a desvantagem, acabou vendo a diferença aumentar e foi derrotado e eliminado da competição.

Mais em Judô