Siga o OTD

Judô

Na Áustria, Rafaela Silva e Mayra conquistam prata

Brasil fecha o Aberto de Oberwart com seis medalhas. Pratas de Rafaela Silva e Mayra Aguiar e bronzes de Pimenta, Ketleyn, Maria Suelen e Beatriz Souza .

Foto: Reprodução

Após o Grand Slam de Paris e uma semana de treinos na capital francesa, a seleção feminina de judô do Brasil conquistou seis medalhas no Aberto de Oberwart, na Áustria. Neste sábado (16), Rafaela Silva ficou com a prata depois de sofrer dois waza-ari na final. Mayra também ficou no segundo posto.

Quem também mostrou bom judô e disputou o bronze foram Nathália Brígida, Larissa Pimenta, Ketleyn Quadros, Samanta Soares, Beatriz Souza e Maria Suelen Altheman. Delas, Pimenta, Quadros, Maria Suelen e Bia saíram da competição com a medalha no peito.

Rafaela Silva (57kg), numa chave maior, estreou com vitória e avançou às oitavas de final, vencendo Andrea Karman, da Hungria, por ippon em sua segunda luta. Nas quartas, a campeã olímpica derrotou a japonesa Kana Tomizawa por waza-ari.

Depois, conquistou um ippon sobre a anfitriã Sabrina Filzmoser e garantiu sua vaga na disputa pelo ouro. No duelo, ela estava um waza-ari à frente, machucou a perna esquerda, e ainda assim jogou de novo a austríaca Filzmoser.
Na decisão, por fim, encarou a polonesa Ana Borowska.

Mayra Aguiar, por sua vez, começou bem. Em revanche, ela derrotou a chinesa Fei Chen, sua algoz em Paris na semana passada. Ela foi para cima da chinesa, pontuou ainda na primeira metade da luta e se manteve melhor o tempo todo. Em seguida, superou a japonesa Shiyu Umezu por um waza-ari na semifinal e se garantiu na decisão pelo ouro.

A luta derradeira foi para o golden score com duas punições para cada lado. Mayra impôs maior volume de ataques, mas não conseguiu forçar o 3º shido à adversária. Acabou punida por um movimento não permitido com a cabeça, acumulando o 3º shido.

E teve mais medalha!

Samanta Soares (78kg) estreou nas oitavas, quando derrotou a neozelandesa Natascha Ausma. Ela fechou a competição no quinto posto, após ser imobilizada pela japonesa Umezu  na disputa pelo bronze. Ketleyn Quadros (63kg) se garantiu nas semifinais projetando a chinesa Jing Tang por ippon. A brasileira, entretanto, caiu no duelo e enfrentou Estefania Garcia, do Equador, na luta pelo 3º lugar e a venceu por ippon.

Já Ellen Santana (70kg) sofreu um waza-ari no golden score diante da russa Taisia Kireeva. Ela fechou sua participação no Aberto de Oberwart em sétimo lugar, quando perdeu para a alemã Mina Ricken.

Larissa Pimenta (52kg) também foi parar na repescagem. A judoca fez luta equilibrada, nas quartas, com a japonesa Ryoko Takeda e, no golden score, foi imobilizada pela adversária.  Depois, venceu a norueguesa Madelene Rubstein por waza-ari. Aos 19 anos,ela conquistou sua primeira medalha na classe sênior uma semana após ficar em 7º no Grand Slam de Paris. Para isso, derrotou a tailandesa Kachakorn Warasiha  por waza-ari .

Nathália Brígida (48kg), por sua vez, foi para a repescagem após sofrer um waza-ari no tempo extra diante da chinesa Yao Xiong nas quartas. Ela ficou em quinto lugar após sofrer um waza-ari na disputa pelo bronze com a russa Daria Pichkaleva.

O Aberto de Oberwart é disputado apenas por mulheres, enquanto os homens disputam, no mesmo final de semana, o Aberto de Roma, na Itália. Leandro Guilheiro (81kg), por meio do processo de adesão, participará do evento em Roma, lutando no domingo, 17.

Mais em Judô