Siga o OTD

Judô

Em Osaka, Seleção disputa o último Grand Slam do ano

Delegação brasileira terá 13 atletas na disputa de competição que dará até mil pontos no ranking e para a corrida olímpica

A Seleção Brasileira de Judô desembarcou no Japão no início da semana para a fase final de preparação rumo ao último Grand Slam do ano. Depois de uma primeira parada em Hamamatsu, a equipe partiu para a cidade de Osaka, onde será a competição. As disputas começarão nesta sexta-feira (23) e vão até domingo (25).

Os brasileiros, no entanto, continuarão no Japão até o dia 2 de dezembro em treinamento de campo internacional. Nesta etapa, o Brasil contará com 13 atletas.

Conheça as chaves do Grand Slam de Osaka 2018

A equipe masculina vai em busca das medalhas com os ligeiros Eric Takabatake (60kg) e Phelipe Pelim (60kg); os leves Marcelo Contini (73kg) e Eduardo Barbosa (73kg); o médio Rafael Macedo (90kg); o meio-pesado Rafael Buzacarini (100kg) e pesado Rafael Silva “Baby” (+100kg). Nas disputas femininas, o Brasil terá Gabriela Chibana (48kg), Jéssica Pereira (52kg), Rafaela Silva (57kg), Alexia Castilhos (63kg), Maria Portela (70kg) e Beatriz Souza (+78kg).

Desses, os mais experientes Rafaela Silva, Maria Portela e Rafael Silva “Baby” são os únicos já subiram ao pódio no Grand Slam japonês. Baby tem duas pratas e um bronze, Rafaela tem três bronzes e Portela tem um bronze.

O Grand Slam do Japão é uma das etapas mais tradicionais do Circuito e acontece, anualmente, na cidade de Tóquio. Porém, por conta dos preparativos para os Jogos Olímpicos de 2020, a cidade não sediará o evento neste ano. A competição é uma das mais duras, assim distribuirá até 1000 pontos no ranking internacional para a classificação olímpica.

A briga por esses pontos promete ser bastante acirrada em todas as categorias, uma vez que os anfitriões podem inscrever até quatro atletas por peso. Com isso, o Japão terá 56 judocas no tatame, a maior delegação do Grand Slam.

Dentre os inscritos, o país conta com 17 campeões mundiais: Naohisa Takato (60kg), Hifume Abe (66kg), Soichi Hashimoto (73kg), Shohei Ono (73kg), Masashi Ebinuma (73kg), Takanori Nagase (81kg), Aaron Wolf (90kg), Ryunosuke Haga (100kg), Funa Tonaki (48kg), Ami Kondo (48kg), Uta Abe (52kg), Ai Shishime (52kg), Tsukasa Yoshida (57kg), Chizuru Arai (70kg), Shori Hamada (78kg), Mami Umeki (78kg) e Sarah Asahina (+78kg).

Testes para Tóquio 2020

A viagem ao Japão pela segunda vez no ano faz parte também do planejamento da Confederação Brasileira de Judô (CBJ). Isso se deve pela preparação logística e técnica para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Nesse sentido, mais uma vez, a delegação passou por Hamamatsu, cidade escolhida pelo Time Brasil e pela CBJ, para servir de base para a aclimatação da seleção olímpica antes das competições em Tóquio.

A estadia serviu para testar novamente as instalações, como o ginásio, hotel, e para fazer ajustes logísticos, como o translado de atletas, equipamentos e bagagens de Hamamatsu para Tóquio.

Além disso, a seleção de judô contou com uma equipe de japoneses das academias locais para apoiar os treinamentos preparatórios para a disputa do Grand Slam de Osaka neste final de semana. A ideia é que essa estratégia se mantenha também para o Mundial de Tóquio do ano que vem e para os Jogos Olímpicos, conforme destacou Ney Wilson Pereira, gestor de Alto Rendimento da CBJ.

“Agradecemos à toda a comunidade de Shizuoka-Hamamatsu que prestigiou o nosso treinamento. Para a gente é muito importante que eles possam trabalhar junto com nossos atletas. Já estivemos em Hamamatsu outras vezes fazendo esse treinamento. Apesar de termos ficado um período mais curto dessa vez, foi o mais proveitoso”, avaliou Ney Wilson. “O próximo ano será o mais importante para a gente, pois teremos o Campeonato Mundial em Tóquio. Será um evento-teste para as Olimpíadas. Ficaremos na cidade de Hamamatsu por onze dias treinando e gostaríamos muito de ter o apoio desses atletas que aqui estiveram nesta semana e que essa troca com a seleção brasileira possa contribuir também para o desenvolvimento desses atletas que nos apoiaram”, finaliza.

Veja em quais dias os judocas competirão no Grand Slam Osaka 2018

Sexta-feira (23)
Eric Takabatake (60kg), Phelipe Pelim (60kg), Gabriela Chibana (48kg) e Jéssica Pereira (52kg)

Sábado (24)
Marcelo Contini (73kg), Eduardo Barbosa (73kg), Rafaela Silva (57kg), Alexia Castilhos (63kg) e Maria Portela (70kg)

Domingo (25)
Rafael Macedo (90kg), Rafael Buzacarini (100kg), Rafael Silva “Baby” (+100kg) e Beatriz Souza (+78kg).

Horários
Preliminare, às 22h (horário de Brasília)
Bloco Final, às 5h30 (horário de Brasília)

Cobri os Jogos Olímpicos Rio 2016. Trabalhei no apoio jornalístico das Copas do Mundo Fifa de 2014 e 2018. Documentarista de "O caminho suave". Outras produções fílmicas: "EstatiCidade", "Marcelo Rezende - contador de histórias", "Sala de estar", "Azul" e "A entrevista". Experiência na área de esporte e política, com passagens pela TV Band, Portal da Band e pelo Jornal Gazeta de Santo Amaro.

Mais em Judô