Siga o OTD

Judô

Samanta Soares e Leonardo Gonçalves levam bronze em Haia

Samanta Soares e Leonardo Gonçalves conquistaram o bronze no Grand Prix de Haia de judô. Eleudis Valentim já tinha sido prata

Katherine Campos / CBJ

Samanta Soares e Leonardo Gonçalves conquistaram o bronze Grand Prix de Haia de judô neste sábado. Gonçalves venceu Rafael Buzacarini na disputa pela medalha, e Samanta bateu a chinesa Zhenzhao Ma. Foi o último dia de competições na Holanda, e o Brasil sai de lá com 3 pódios. Na sexta, Eleudis Valentim (52kg) conquistou a prata e no sábado ficamos sem subir ao pódio.

Samanta garimpou sua quinta medalha nos últimos cinco torneios que disputou. Quatro bronzes e o ouro do Mundial Militar disputado no Rio uma semana antes.

Ela chegou à disputa pelo bronze após perder a semifinal para a francesa Sama Camara, sofreu um ippon logo no começo do combate. Havia estreado com vitória por ippon contra a espanhola Laia Talarn, e depois derrotou a holandesa nona do mundo Karen Stevenson, também aplicando o golpe perfeito do judô. Na luta do bronze venceu após a chinesa tomar três punições e ser desclassificada.

A disputa entre os brasileiros foi equilibrada (assista abaixo). Gonçalves quase marcou primeiro e Buzacarini respondeu com um soto makikomi que também chegou perto da pontuação. O waza-ari vencedor saiu de uma entrada sem sucesso de Buzacarini. Gonçalves aproveitou o contra-ataque e marcou o ponto.

“A partir desse ano começaram a contar os pontos para a Olimpíada de 2020, então cada ponto, nem que seja um pouquinho a mais como foi hoje, está valendo muito”, disse logo após receber a medalha.

Leonardo foi até a semifinal e perdeu o lugar na decisão para o bielo-russo Mikita Sviryd. Para chegar lá venceu a estreia dando o troco no russo Niiaz Bilalov, para quem perdera no Grand Prix de Cancun, e depois no norte-americano L.A. Smith III, que o havia vencido no Panamericano de Lima de judô, em março. O rival seguinte seria o georgiano Varlam Liparteliani, vice-campeão do mundo e número 1 do ranking, mas ele teve de desistir da luta e dar a vaga na semifinal para o brasileiro.

Buzacarini venceu o ucraniano Danylo Hutsol e o francês Cyrille Maret, medalhista de bronze no judô do Rio 2016. Perdeu a semifinal para o holandês Michael Korrel, segundo do ranking, e na repescagem passou pelo russo Kasbek Zankishiev.

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=WBxBJAVxLWI[/embedyt]

 

Brasileiros

Eduardo Bettoni foi o primeiro brasileiro a lutar e venceu o alemão Dario Kurbjeweit na estreia do Grand Prix de Haia, mas perdeu logo a seguir para o checo David Klammert. Ainda nos 90kg, Rafael Macedo caiu na estreia diante do eslovaco Peter Zilka (clique aqui para ver as chaves).

Luta a luta – domingo

Bronze
Leonardo Gonçalves (100kg) venceu o brasileiro Rafael Buzacarini (waza-ari)
Samanta Soares (78kg) venceu a chinesa Zhenzhao Ma (ippon/hanzokumake)
Rafael Buzacarini (100kg) perdeu para o brasileiro Leonardo Gonçalves (waza-ari)

Repescagem
Rafael Buzacarini (100kg) venceu o russo Kasbek Zankishiev (ippon)

Semifinal
Samanta Soares (78kg) perdeu para a francesa Sama Camara (ippon)
Leonardo Gonçalves (100kg) perdeu para o bielo-russo Mikita Sviryd (waza-ari)

Quartas-de-final
Samanta Soares (78kg) venceu a holandesa Karen Stevenson (ippon)
Leonardo Gonçalves (100kg) venceu o georgiano Varlam Liparteliani (ippon/desistência)
Rafael Buzacarini (100kg) perdeu para o holandês Michael Korrel (ippon/dois waza-aris)

Terceira Rodada
Leonardo Gonçalves (100kg) venceu o norte-americano L.A. Smith III (ippon)
Rafael Buzacarini (100kg) venceu o francês Cyrille Maret (ippon/dois waza-aris)

Segunda Rodada
Samanta Soares (78kg) venceu a espanhola Laila Talarn (ippon)
Leonardo Gonçalves (100kg) venceu o russo Niiaz Bilalov (ippon/dois waza-aris)
Rafael Buzacarini (100kg) venceu o ucraniano Danylo Hutsol (ippon/hanzokumake)
Rafael Macedo (90kg) perdeu para o eslovaco Peter Zilka (ippon)
Eduardo Bettoni (90kg) perdeu para o checo David Klammert (ippon)

Primeira Rodada
Eduardo Bettoni (90kg) venceu o alemão Dario Kurbjeweit (waza-ari)

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Judô