Siga o OTD

Jogos Olímpicos de Inverno

Brasil estreia com derrota no classificatório para o Pré-Olímpico de curling

Na primeira partida oficial juntos, Anne Shibuya e Scott McMullan perderam do Cazaquistão, mas ainda têm chance de ir aos playoffs

Anne Shibuya e Scott McMullan representam o Brasil nas duplas mistas no Classificatório para o Pré-Olímpico de curling
(Jeffrey Au/WCF)

O Brasil estreou no Campeonato Classificatório para o Pré-Olímpico de curling nesta terça-feira (5). Em Erzurum, na Turquia, o país iniciou a campanha rumo aos Jogos Olímpicos de Inverno na disputa das duplas mistas. Anne Shibuya e Scott McMullan, em sua primeira partida oficial juntos, no entanto, foram derrotados pela equipe do Cazaquistão por 10 a 4.

Vale destacar que os três melhores de cada grupo avançam para os play-offs. Os primeiros de cada chave garantem um bye, enquanto os segundos enfrentam os terceiros de outros grupos (A2 x B3; B2 x C3; C2 x A3). Desses duelos, então, saem os adversários dos primeiros colocados. Por fim, os vencedores desses três confrontos garantem vaga no Pré-Olímpico de curling.

+Curling brasileiro inicia caminhada olímpica inédita rumo a Pequim-2022

O Brasil está no Grupo A ao lado de Cazaquistão, Eslovênia, Nigéria e Turquia. Após o primeiro passo nas duplas mistas, serão mais três jogos na primeira fase. O próximo será contra a Turquia no dia 6, às 8h (de Brasília). Depois, Anne Shibuya e Scott McMullan encaram Eslovênia e Nigéria no dia seguinte, às 8h e às 13h, respectivamente. Com duas vitórias, a seleção brasileira deve avançar aos playoffs.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

A Turquia é a grande favorita do grupo: é a 17ª colocada no ranking mundial e já conquistou a oitava posição no Mundial de 2018 com a mesma dupla. Os demais rivais não possuem resultados expressivos e/ou estão jogando juntos apenas nesta temporada. No ranking mundial, o Brasil é o 27º – Cazaquistão (29º), Eslovênia (34º) e Nigéria (48º) aparecem atrás.

Por fim, o Brasil também contará com suas equipes masculina e feminina no Classificatório para o Pré-Olímpico de curling, que lutam por uma das duas vagas disponíveis à repescagem. As partidas ocorrem entre 10 e 15 de outubro, logo após a definição das duplas mistas.

Mais em Jogos Olímpicos de Inverno