Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Mariana D’Andrea bate recorde das Américas no halterofilismo

Brasileira levantou 120 quilos, uma mais do que a marca anterior, que também era sua na categoria das até 67 quilos

Mariana D'Andrea Heltrofilismo paralímpico
Ivo Felipe/CPB

Um dia depois de ver confirmada sua convocação para os Jogos Parapan-americanos de Lima, Mariana D’Andrea quebrou o recorde das Américas de levantamento de peso. Na categoria de até 67kg, a brasileira ergueu 120 quilos na final do Mundial de Halterofilismo Paralímpico em  Nur-Sultan, no Cazaquistão, nesta quarta (17).

Mariana D’Andrea melhorou em um quilo a sua própria marca continental na segunda tentativa. A brasileira ficou com a quarta colocação no Mundial de Halterofilismo Paralímpico, a apenas um quilo no pódio.

A egípcia Fatma Omar conseguiu 121 quilos e ficou com o bronze. Mariana D’Andrea optou por tentar 122 quiloskg em sua última chance, mas não logrou sucesso. A vencedora foi a campeã paralímpica e recordista mundial, a chinesa Yujiao Tan, que levantou 137 quilos. Em segundo lugar ficou a nigeriana Olaitan Ibrahim com 127 quilos.

O desempenho de Mariana D’Andrea é o melhor do país nesta edição do evento adulto, que vai até 20 de julho e conta com 11 brasileiros entre os 488 atletas de 76 países.

“Por muito pouco não consegui a sonhada medalha neste Mundial. Sinto-me feliz, pois lutei até o fim por esse lugar no pódio com as melhores do mundo. Isso só me deixa confiante e me faz acreditar que eu estou próxima da meta. Meu técnico sempre me disse para acreditar que tenho condição de disputar com as melhores, e acho que não deixo nenhuma dúvida disso após este Mundial. Subir ao pódio é só uma questão de tempo”, disse, emocionada, Mariana D’Andrea, que participa de seu primeiro Mundial Adulto.

Os Jogos Parapan-americanos de Lima começam no dia 23 de agosto.

Evânio Rodrigues fica sem marca

Além de Mariana D’Andrea, subiu ao palco do Congress Center o medalhista paralímpico Evânio Rodrigues. O baiano de Cícero Dantas não conseguiu repetir a medalha de bronze que conquistou há dois anos, no Mundial da Cidade do México. Evânio queimou suas três tentativas (duas a 206kg e uma a 212kg). O ouro ficou com o chinês Jixiong Ye, que registrou 228kg.

Nesta quinta-feira (18), dois atletas encerram a participação individual do Brasil no Mundial de Nur-Sultan 2019. A carioca Tayana Medeiros compete a partir das 2h30 (de Brasília) na categoria até 86kg feminina. Um pouco depois, será a vez do mineiro Mateus de Assis entrar em ação, a partir das 8h45, na divisão com atletas até 107kg masculina. No sábado, 20, o Brasil encerra a participação com dois times na inédita disputa por equipes e, depois, vai ao Parapan.

O Brasil tem três medalhas até aqui nesta edição, todas no Mundial Júnior. Lucas Manoel (ouro até 49kg), Marcos Terentino (ouro até 54kg) e Vinicius Freitas (prata até 80kg) já subiram ao pódio. Em 2017, no Mundial do México, foram ao todo quatro medalhistas: Lucas Manoel (ouro), Mateus de Assis (prata) e Vitor Afonso (bronze) entre os jovens, e, ainda, o bronze obtido pelo baiano Evânio Rodrigues, na divisão até 88kg, entre os adultos.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Paralimpíada Todo Dia