Siga o OTD

Jogos Escolares

COB lança Programa de Carreira do Jovem Atleta em Blumenau

Programa de Carreira vai oferecer aos atletas orientações sobre saúde, gestão do tempo e prevenção ao doping, entre outros assuntos

William Lucas / Inovafoto / COB

Atento à formação dos atletas brasileiros, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) lançou neste domingo, 17, durante os Jogos Escolares da Juventude, em Blumenau (SC), o Programa de Carreira do Jovem Atleta (PCA). Criado pela área de Desenvolvimento Esportivo e pelo Instituto Olímpico Brasileiro, o curso vai oferecer  às promessas do esporte nacional orientações sobre saúde, gestão do tempo, importância do controle financeiro, educação e prevenção ao doping. Com 40 horas de duração, o PCA Jovem é realizado em plataforma de ensino a distância e tem como objetivo preparar o atleta, fornecendo conteúdo para que ele possa potencializar diversas habilidades, que contribuirão para o desenvolvimento da sua carreira esportiva.

+ INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL DO YOUTUBE

O lançamento do PCA Jovem aconteceu de forma lúdica. Dois atores encenaram uma peça teatral sobre estudo e carreira, no palco da área de convivência. A dupla seguirá realizando esquetes diárias sobre o conteúdo do curso, que vai abranger ainda a gestão de carreira; a recuperação de lesões; a nutrição; os valores olímpicos; o autoconhecimento; e a organização pessoal.

Todos os atletas que passarem pela área de convivência dos Jogos vão poder realizar sua inscrição para o PCA por meio de um QR Code ou tablets, disponíveis na Arena COB. Para os treinadores, o COB oferece ainda o Curso Básico de Gestão para Treinadores (CBGT). Cada um desses curso terá duas edições em 2020, uma por semestre, com 100 vagas por turma.

“Queremos dar ao jovem atleta informações e ferramentas para que ele possa estar melhor inserido no ambiente esportivo, aproveitando todas as oportunidades e suas potencialidades. E não há nada melhor do que destinar esse curso para os atletas dos Jogos Escolares da Juventude, visto que essa é a maior competição estudantil do país”, diz Kenji Saito, gerente executivo de Desenvolvimento Esportivo do COB.

Mais em Jogos Escolares