Siga o OTD

Paris 2024

Los Angeles aceitará receber Jogos de 2028 e Paris organizará 2024, diz jornal

Los Angeles aceitou receber a Olimpíada de 2028, enquanto Paris organizará a edição de 2024, informa jornal da cidade norte-americana. O COI agradece

Atualizado

O mistério sobre quem organizará as Olimpíadas de 2024 e 2028 está muito perto do fim. Notícia publicada na edição de hoje do jornal “Los Angeles Times” diz que Los Angeles aceitou esperar para receber os Jogos Olímpicos em 2028. Desta maneira, ficaria para Paris ser a sede da edição de 2024.

Com isso, a capital francesa voltaria a organizar uma Olimpíada depois de 100 anos. A última vez havia sido em 1924. Será a terceira vez que a capital francesa receberá os Jogos – também já havia sido sede em 1900. Los Angeles também organizará uma edição olímpica pela terceira vez. As anteriores foram em 1932 e 1984.

De acordo com o site “Inside the Games”, o prefeito de Los Angeles, Eric Garcetti, juntamente com o presidente do Conselho Municipal, Herb Wesson e o presidente do comitê de candidatura, Casey Wasserman, deverão fazer um anúncio oficial às 17h locais (21h pelo horário de Brasília).

O “sim” de Los Angeles para 2028 acaba com uma bela dor de cabeça para o COI (Comitê Olímpico Internacional). Após a decisão de designar duas sedes conjuntas na próxima Assembleia Geral da entidade, em setembro, no Peru, ficou no ar a dúvida: quem ficaria em primeiro lugar na fila?

Os representantes da candidatura francesa já havia dito que não poderiam esperar até 2028, pois não contaria com algumas das instalações temporárias prometidas. Restaria a Thomas Bach convencer os americanos a aguardar um pouco mais antes de voltar a trazer a chama olímpica para o seu país. A última vez que os Estados Unidos recebeu os Jogos de verão foi em Atlanta-1996.

É aguardado também que o COI solte um comunicado oficial avisando da decisão. Tudo isso acabará esvaziando consideravelmente a importância da próxima reunião da entidade. Mas ao menos pelos próximos oito anos os cartolas olímpicos não precisarão quebrar a cabeça para arrumar alguém interessado em bancar sua festa máxima.

Atualização

O COI acaba de divulgar (17h20min) comunicado confirmando a intenção de Los Angeles em receber os Jogos Olímpicos e Paralímpicos  de 2028. A entidade anunciou também que por conta do longo prazo de preparação, fará contribuições ao comitê organizador americano em um valor estimado de US$ 1,8 bilhão e ajudará no aumento do acesso ao programa de esportes da juventude na cidade de Los Angeles.

VEJA TAMBÉM:

Los Angeles 2024 promete cerimônias em dois estádios. Veja o vídeo 
Los Angeles deve ser a candidata dos EUA para os Jogos de 2024 
Decisão do COI para Jogos de 2024 e 2028 é a grande vitória de Thomas Bach 
COI segue em busca da fonte da juventude

 

Mais em Paris 2024