Siga o OTD

Hipismo

Musa e Sharapova vencem no Winter Equestrian Festival

Francisco Musa -Copa das Nações de Hipismo
Sportfot / divulgação

No domingo (12), dando sequência à vitoriosa campanha do hipismo brasileiro no Winter Equestrian Festival 2018 nos EUA, o cavaleiro Francisco Musa, tetracampeão brasileiro Senior Top, garantiu mais um pódio no dorso de Sharapova Império Egípcio, uma experiente filha do lendário Baloubet Rouet de 16 anos. Musa e Sharapova venceram o GP FEI 2* Rose Hill Farm, a 1.45 metro com participação de 45 conjuntos e U$ 50 mil em jogo, batendo 12 no desempate com pista limpa, 37s017. A 2ª e 3ª colocação foi para os EUA com Abigail McArdele montando Cade e Karine Rufer apresentando Georgie d’Auvray EC, sem faltas, 37s40 e 37s92.

Francisco Musa, 39, mineiro radicado em São Paulo, está competindo no Winter Equestrian Festival pela primeira vez. A exemplo de outros cavaleiros de olho em uma vaga no Time Brasil nos Jogos Equestres Mundiais 2018, após o término da temporada em Wellington, Musa vai fazer um giro de concursos na Europa com Sharapova Império Egípcio e Catch Me Império Egípcio, um hannoverano de 9 anos, ambas montarias aquiridas no final de 2017 de propriedade de Daniel Aguiar. “A Sharapova é muito experiente, fácil de montar e cuidadosa. Realmente rápida e cuidadosa, um super cavalo!

Também participaram da disputa os brasileiros Stephanie Macieira com Randon Plesure, Pedro Junqueira Muylaert com Prince Royal Z MFS, Yuri Mansur com Opium du Soufflet CH. Outra recente conquista da tropa de elite do hipismo brasileiro foi do campeão olímpico Rodrigo Pessoa com Chaganus e de Rodrigo Lambre com Coleman, respectivamente, vice-campeão e 3º colocado no GP FEI 5*, a 1.60 metro, na noite do sábado, 11/3Também na 9ª semana do evento, em 9/3, Yuri Mansur com Babylotte e Pedro Muylaert montando Cest Dorijke garantiram dobradinha brasileira em prova FEI 2* 1.45 metro. No mesmo dia, a prova FEI 5*, a 1.45 metro, o brasileiro Rodrigo Lambre com Chacciama emplacou em 4º lugar.

Agenda 

Entre 14 e 18/3 rola a 10ª das 12 semanas do Winter Equestrian Festival, maior e mais longa competição do hipismo mundial que segue até 1 de abril. Destaque para o GP 3* Horseware Irland no sábado, 17. Ao todo o circuito disbribui mais de U$ 9 milhões em premiação.

Temporada 2018

Para o hipismo mundial, o ano de 2018 tem seu ápice com os Jogos Equestres Mundiais realizados a cada quatro anos e que chegam a sua 8ª edição entre 11 e 23 de setembro, em Tryon, Carolina do Norte (EUA). O melhor resultado das equipes do Brasil na competição foram dois quartos lugares: 1994 em Haia, na Holanda e 2010 em Lexington, EUA, e na última edição na Normandia, França, o Time Brasil fechou em 5º lugar. Aos 19 anos, em 1998 na Itália, Rodrigo Pessoa foi campeão mundial. A temporada no Winter Equestrian Festival e outros GPs de 3*, 4* e 5* nos EUA e Europa no 1º semestre de 2018 são parte do processo de preparação e observação para formação para equipe brasileira nos Jogos.

Acompanhe o placar da 10ª semana do Winter Equestrian Festival

Mais em Hipismo