Siga o OTD

Hipismo

Brasil vai à final do Mundial e segue na briga por vaga olímpica

Brasil garante top-10, vai à final por equipes de saltos no Mundial e segue na briga por vaga olímpica

Marlon Zanotelli competiu neste domingo (27) pelo GP de Bruxelas (Foto: Luis Ruas/CBH)
(Foto: Luis Ruas/CBH)

O Brasil se garantiu na final por equipes de saltos no Mundial de hipismo, em Herning, na Dinamarca. O time formado por Marlon Zanotelli, Yuri Mansur, Pedro Veniss e Bernardo Alves encerrou a segunda rodada qualificatória na décima colocação, com 17.29 pontos perdidos. A decisão será realizada nesta sexta-feira (12), com as cinco melhores equipes garantindo vaga nos Jogos Olímpicos de Tóquio. No individual, Yuri Mansur zerou o percurso mais uma vez e está na 14ª colocação, ainda na briga pelas medalhas.

+ Isaquias Queiroz conquista ouro no C1 1000m no Pan-Americano de canoagem

Marlon Zanotelli foi o primeiro a entrar em ação. Montando Like a Diamond van het Schaeck, ele derrubou um dos obstáculos e foi penalizado com quatro pontos. Em seguida, foi a vez de Yuri Mansur montando QH Alfons Santo Antonio. Ele zerou o percurso e colocou o Brasil no top-6 da disputa, inserindo o país de vez na briga pela vaga olímpica. Pedro Veniss com a montaria Nimrod de Muze Z foi o terceiro a competir, cometendo também uma penalidade. Bernardo Alves, com Mosito van het Hellehof, se retirou.

Assim, a pontuação de Bernardo foi descartada, assim como aconteceu no primeiro dia. O Brasil somou mais oito pontos e agora tem 17.29, aparecendo em décimo lugar, na última posição de classificados para a final. Apesar da colocação, o país tem apenas quatro pontos de diferença para o quarto colocado, que é a Holanda (13.31). A liderança está com a Suécia, atual campeã olímpica, que zerou o percurso com três conjuntos nesta quinta e tem 3.69.

+ Thiago Fonseca termina em 16º lugar Mundial de hipismo adestramento paralímpico

Rumo a Paris 2024

Os seis primeiros colocados da disputa por equipes do Mundial de hipismo se classificam para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. Como a França já tem vaga assegurada por ser país-sede e está no top-5, o sexto colocado está garantindo vaga na Olimpíada. Assim, hoje o último classificado é a Grã-Bretanha, que tem 14.66, menos de três pontos a mais do que o Brasil. A terceira e decisiva rodada será disputada nesta sexta-feira (11), a partir das 16h, no horário de Brasília.

Disputa individual

Yuri Mansur Mundial de hipismo
Yuri Mansur é o melhor brasileiro no individual (Foto: Luis Ruas/CBH)

Pela disputa individual, Yuri Mansur montando QH Alfons Santo Antonio é o melhor conjunto do Brasil, aparecendo em 14º lugar. Ele marcou 3.65 no primeiro dia e zerou o percurso na segunda etapa, nesta quinta. Será realizada mais uma rodada nesta sexta-feira antes da final, que reunirá os 25 melhores conjuntos, a ocorrer no domingo (13).

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Quem está perto da posição de classificação neste momento é Marlon Zanotelli e Like a Diamond van het Schaeck, na 27ª colocação com 6.60. Pedro Veniss e Nimrod de Muze Z aparecem na 30ª posição, marcando 7.04. Bernardo Alves e Mosito van het Hellehof não têm mais chances de classificação. Ao todo, 95 conjuntos seguem na disputa. O líder de momento é o conjunto francês formado por Julien Epaillard e a montaria Caracole de la Roque, com 0.00.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Hipismo