Siga o OTD

Hipismo

Elite do país se reúne no PR para a disputa do Brasileiro

A Sociedade Hípica Paranaense mais uma vez volta a ser palco de grandes disputas. Esse final de semana, entre 3 e 6/8, o Campeonato Brasileiro Senior Especial, a 1.30 metro, Senior, 1.40 metro, e Senior Top, 1.50 metro, agita o principal polo do hipismo paranaense com presença da elite do hipismo no país. A disputa – aberta a cavaleiros e amazonas acima de 21 anos profissionais e amadores que competem no alto rendimento – já começou. Na quinta-feira, 4/8, foram definidas as primeiras parciais dos três campeonatos que tem armação do course-designer internacional Guilherme Jorge, responsável pelas pistas dos Jogos Olímpicos Rio 2016.

+ Ordens de Entrada e Resultados Campeonato Brasileiro de Seniores 2017

Na prova Senior Top, principal categoria com participação de 20 conjuntos, são três os líderes que fizeram duplo zero falta na primeira prova: Felipe Amaral com Premerie Premiere Carthoes BZ, cavaleiro reserva na Rio 2016 e campeão brasileiro senior Top 2013, Artemus de Almeida, vice-campeão brasileiro Senior Top 2015 e atual líder do Ranking Brasileiro Senior Top, montando Cassilano JMen, ambos representando São Paulo, e o top carioca Tiago Mesquita apresentando Baptista, conjunto que vem de vitória no GP da Copa São Paulo em 4/6.

Somente na categoria Senior Top, o Campeonato conta com duas provas (ao invés de três provas) e a 1ª parcial já definiu o resultado das equipes. Sagrou-se campeão o time de São Paulo formado pelo tetracampeão brasileiro Francisco Musa com Sharapova Império Egípico, Felipe Amaral / Premiere Carthoes BZ, José Roberto Reynoso Fernandez Filho, bicampeão brasileiro Senior Top 2015/2016, e Artemus de Almeida com Cassilano JMen, totalizando 8 pontos perdidos (pp). O time do Rio de Janeiro foi vice, 24 pp.

Na categoria Senior Especial, com 46 conjuntos, Luiz Guilherme Ciampi com Don Camillo van Paemel, venceu a primeira parcial de velocidade (caça com falta convertidas em tempo), em 69s72, seguido por Renato Junqueira Arantes apresentando Farah Império Egípico, 69s87. Enquanto o 3º posto ficou com a jovem amazona catarinense Amanda Teixeira dos Santos e sua Intoyka, 70s43.

Entre os Seniores, que conta com 34 conjuntos, a vitória na prova de caça ficou com Pedro Tavora de Matos com Germanico T, 64s13, por São Paulo, à frente do cavaleiro da casa Fernando Augusto Sperb com Hanna Pullman, 2º colocadao, em 67s01. O paulista Bartholomeu Bueno de Miranda Neto apresentando Equus Groug Fandango M emplacou em 3º, 67s16.

Nessa sexta-feira, 4/4, acontece a segunda parcial e final por equipes Senior e Senior Especial, categorias que decidem o título individual no domingo, 6/8. Concorrentes ao Brasileiro Senior Top disputam a final nesse sábado, 5/8, a partir das 14h00. A entrada é franca.

Agenda e novo ciclo 

O Brasileiro Senior Top é válido pela 4ª de 8 Etapas do Ranking Brasileiro Senior Top e o próximo encontro da elite do hipismo será no Concurso de Salto Internacional World Cup Qualifier e Nacional durante o 82º Aniversário do Clube Hípico de Santo Amaro, entre 6 e 9/9. Para a Confederação Brasileira de Hipismo, agora com Ronaldo Bittencourt Filho na presidência, o ano de 2017 marca o início de um novo ciclo olímpico. A temporada do hipismo brasileiro está excelente que, entre outras importantes conquistas, vem de inédita vitória do Time Brasil na Copa das Nações do Internacional 5* de Hickstead, mais tradicional evento da Inglaterra, há uma semana, em 28/7. Em 2018, o grande desafio são os Jogos Equestres Mundiais 2018, entre 10 e 23/9, em Tryon (EUA).

Etapas do Ranking Brasileiro Senior Top 2017

CSI-W*** Cidade de Porto Alegre – The Best Jump – 04 a 07 de maio
CSI-W** Cidade de Curitiba – 11 a 14 de maio
CSN Copa São Paulo – 01 a 04 de junho
CBS – Campeonato Brasileiro Sênior Top – 03 a 06 de agosto
CSI-W** Aniversário do Clube Hípico de Santo Amaro – 06 a 10 de setembro
CSI-W** Indoor – Sociedade Hípica Paulista – 20 a 24 de setembro
CSN Agromen – Orlândia – 11 a 15 de outubro
CSN Top Rider – 07 a 10 de dezembro (local a definir)

 

 

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Hipismo