Siga o OTD

Hipismo

Rankings nacionais de Salto e Adestramento definem campeões

Temporada 2019 consagra José Roberto Reynoso no Salto e Leandro Silva no Adestramento

José Reynoso Copa das Nações 2020 - Foto: Divulgação/CBH

Estão definidos os rankings dos melhores conjuntos do hipismo brasileiro na temporada de 2019, tanto no salto, como no adestramento. Destaque para José Roberto Reynoso Fernandez Filho, que faturou o título no Senior Top do Salto, e para Leandro Aparecido da Silva, campeão do Especial – Senior Top de Adestramento.

No entanto, o Prêmio Hipismo Brasil, condecoração dos melhores em todas as nove modalidades chanceladas pela Confederação Brasileira de Hipismo, foi adiado devido à pandemia do coronavírus. Os calendários CBH de todas as modalidades em 2020 serão reagendados após o fim da recomendação de isolamento social.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

Salto

Na temporada 2019, foram 1019 os cavaleiros e amazonas que disputaram as 19 categorias do ranking brasileiro de Salto, modalidade que reúne o maior número praticantes no país, representando 20 federações e Exército. Dos 19 campeões, 13 representam São Paulo. Já Brasília garantiu três campeões, e Minas Gerais, Rio de Janeiro e Amazonas, um cada.

São sete as categorias consideradas de alto rendimento: Mini-mirim, Pré-mirim, Mirim, Pré-junior, Junior, Young Riders e Senior Top. Nas categorias Amador, Master e Jovens cavaleiros são definidos quatro campeões cada nas alturas de 1 a 1.30m. Na categoria Senior, profissionais acima de 21 anos que disputam provas a 1.30m, 1.40m e 1.50m, somente a categoria Senior Top pontua no ranking.

José Roberto Reynoso Fernandez Filho é um dos principais nomes do Salto brasileiro. Em 2019, o cavaleiro faturou o GP Top Riders, sagrou-se tetracampeão brasileiro, segundo título consecutivo e o quarto em cinco anos. Ele ainda levou ainda o tricampeonato do GP Best Jump.

+ Confira todos os ganhadores

Adestramento

Em 2019 foram 198 os conjuntos que pontuaram no ranking brasileiro de Adestramento em 26 categorias. A novidade foi a inclusão da categoria Juvenil (menores de 21 anos) que não disputa as categorias base de alto rendimento nas séries Elementar à Média II.

O fomento do adestramento em outros estados possibilitou a oportunidade de pontuar no ranking brasileiro sem necessariamente viajar para outros Estados. Para isso, contribuíram iniciativas como o Desafio Brasil, que teve etapas em Brasilia, São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraná,

Cavaleiros e amazonas de quatro estados sagraram-se campeões. São Paulo, principal polo da modalidade, teve 19 campeões. Já Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul tiveram três cada, enquanto Minas Gerais consagrou um.

Leandro Aparecido da Silva, campeão do Especial – Senior Top de Adestramento, teve uma temporada em 2019.

Leandro da Silva, dono de dois bronzes por equipes nos Pan-Americanos de Toronto 2015 e de Lima 2019, fechou o ano com o tricampeonato brasileiro Senior Top: 2016/2017/2019

+ Confira todos os campeões

Mais em Hipismo