Siga o OTD

Hipismo

Eduardo Menezes vence prova de salto na Alemanha

Eduardo Menezes e Carushka 2 na cerimônia de premiação (Michael Stauch / CHIO Aachen)

Eduardo Menezes vence prova de salto na Alemanha

O brasileiro Eduardo Menezes venceu o Prêmio Stawag, a 1.50 metro, na CHIO Aachen, prova disputada na Alemanha e que é considerada o mais tradicional evento do hipismo mundial. Em sua estreia em Aachen nesta terça-feira (18), o cavaleiro pan-americano e olímpico levou Carushka 2 à vitória ao completar o percurso sem faltas, na excelente marca de 59s36, superando demais 53 conjuntos.

A 2ª colocação coube a amazona holandesa Anike Poels com Cosma Go , sem faltas, 61s01, pela Holanda. Em 3º lugar chegou o medalhista olímpico alemão Marcus Ehning apresentando Calanda 42, pista limpa, 62s16.

“É uma loucura o movimento que já tem aqui plena terça-feira”, declarou Eduardo, 37, radicado nos EUA. A vitória não foi acaso. “Sempre que monto, quero vencer. Quando não dá certo, a razão não é que não tenha tentado”, brincou o brasileiro. Caruschka 2, uma égua oldenburger de 13 anos, é especialista em provas de velocidade. Nessa quarta-feira (19), no Prêmio Turkish Airlines, Eduardo larga com Quintol, com o qual competiu nos Jogos Olímpicos Rio 2016.

Ao todo serão disputadas 18 provas de Salto no CHIO Aachen, fechando com o GP Rolex, no domingo, 23/9, em que o cavaleiro olímpico brasileiro Pedro Veniss com Quabri de I´Isle está entre os fortes candidatos ao título. Pedro também concorre ao título do Rolex Grand Slam que é disputado em Aachen, Genebra e Spruce Meadows, em Calgary. Em 11/12/2016, Pedro com Quabri de I´Isle foi o campeão do GP de Genebra. O cavaleiro que vencer os três concursos em sequência fica com o título e com um prêmio adicional em dinheiro, no valor de 1 milhão de euros.

O britânico Scott Brash foi o primeiro e até agora único cavaleiro que conseguiu esse extraordinário feito: venceu em Genebra em 2014, assim como em Aachen e Spruce Meadows em 2015.

Outras modalidades

Além das provas de Salto, o CHIO Aachen também reúne provas de Adestramento, Concurso Completo, Atrelagem e Volteio e deve atrair nada menos que 350 mil espectadores ao longo dos 10 dias de evento, entre 14 e 23/7. São muitas as atrações do CHIO Aachen, começando pela Cerimônia Oficial de Abertura na terça-feira, 18/7, às 19h45 (hora local) com desfile dos países participantes, apresentações equestres da Holanda, país parceiro deste ano e homenagens. Mais de 200 cavalos e 800 pessoas estarão envolvidas neste espetáculo. Ao todo, 350 cavaleiros entre os tops mundiais das cinco modalidades e representando 30 países vão em busca da milionária premiação de 2,7 milhões de euros.

Adestramento brasileiro conta com João Victor Oliva

João Victor Oliva, 21, medalhista pan-americano por equipes e atual campeão sul americano, fará sua estreia em Aachen nessa quinta-feira (20). O cavaleiro que treina na Alemanha é o terceiro brasileiro a competir na modalidade em Aachen. A primeira foi Ingrid Borghoff Troyko em 1972 que conquistou um histórico 2º lugar e, em 2012, Luiza Almeida representou o país no país no evento que naquele ano tinha o Rio de Janeiro como a cidade parceira, tradição do evento.

Mais em Hipismo