Siga o OTD

Hipismo

Brasileiro de adestramento tem número recorde de participantes

Clube Hípico de Santo Amaro (SP) recebe até domingo, 24/11, o Campeonato Brasileiro e Taça Brasil de Adestramento encerrando a temporada oficial da modalidade em 2019 com 110 inscrições. Fórum CBH de Adestramento complementa a programação. Entrada franca.

Com 110 participantes provenientes de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerias, Brasília e Comissão dos Desportes do Exército em todos os níveis categorias começa nessa sexta-feira, 22, e segue até domingo, 24/11, o Campeonato Brasileiro e Taça Brasil de Adestramento no Clube Hípico de Santo Amaro (SP). Leandro Silva, integrante do Time Brasil de Adestramento medalha de bronze no Pan-americano de Lima 2019, está entre os destaque e faz sua primeira prova após os Jogos com sua montaria Dicaprio. Também participam o medalhista pan-americano Rogério Clementino, a amazona olímpica Giovana Pass, ao lado de outros profissionais de ponta, amadores e jovens talentos.

A boa nova é a criação de quatro categorias – Elementar Juvenil, Preliminar Juvenil, Média I Juvenil e Média II Juvenil – voltada a jovens talentos de 8 anos até o fim de ano que completarem 17 anos. As novas categorias visam fomentar a participação de jovens no Campeonato Brasileiro – nos casos em que por um motivo ou outro não estarem competindo as categorias consideradas de alto rendimento: mini-mirim (8 a 11 anos), mirim (12 a 14 anos) e junior (14 a 18 anos) e jovens cavaleiros (16 a 21 anos). O modelo é semelhante ao Salto em que existe a categoria Jovem Cavaleiro (12 a 21 anos) disputada nas alturas de 1, 1.10, 1.20 e 1.30m para jovens talentos que não competem no alto rendimento (nesse caso pré-mirim, mirim, pré-junior, junior e young riders).

Sendo assim títulos brasileiros são disputados nas categorias Pôneis, Iniciantes, Mini-mirim, Mirim, Junior, Young Riders (Jovem Cavaleiro), Amadores em seis séries Top, Elementar, Preliminar, Média I, Média II, Forte I, Senior e Senior Top, Cavalos Novos 4,5,6 e 7 anos, Juvenil Elementar, Preliminar, Média I e Média II e os profissionais que não estão competindo nas séries Senior e/ou Senior Top disputam a Taça Brasil nas séries Elementar até Média II. Também haverá disputa por equipes.

Formam o júri no Campeonato Brasil e Taça Brasil Sandra Smith de Oliveira Martins, presidente, ao lado de Claudia Moreira de Mesquita, Natacha Waddell, juizas internacionais 4*, ao lado de Lindinha Macedo, Cel Márcio Navarro de Camargo, André Ganc e Petra Garbade.

Em paralelo com o evento, em 21 e 22/11, será realizado um Fórum CBH de Adestramento e Painel BH de Adestramento,m gratuito. Confira a programação:

5ª feira 21/11 das 15h às 16h30
Reunião de oficiais CBH (aberta à stewards e juízes de adestramento CBH) – discussão sobre alterações no regulamento eassuntos gerais. Obrigatório para os juízes do evento.
5ª feira 21/11 das 17h às 18h30
Palestra: “Embocaduras, qual a diferença entre elas e seus efeitos”
Palestrante: Petra Garbade (veterinária FEI/amazona/juíza nacional oficial e criadora).
5ª feira 21/11 às 19h
Pizza de confraternização do Campeonato Brasileiro de Adestramento
Adquira seu convite no restaurante do Casarão do Clube (R$ 60,00
sistema rodízio por pessoa – bebidas à parte).
6ª feira 22/11 das 15h às 16h – Palestra sobre Organização de eventos de
adestramento.
Palestrante: Sandra Smith (diretora de Adestramento da CBH, juíza
FEI 4*, amazona internacional, treinadora internacional)
Aberta a diretores de Federações, clubes, organizadores de eventos, cavaleiros com ID CBH válido.
6ª feira 22/11 das 16h – 17h reunião de atletas com diretoria de adestramento da CBH e representantes dos atletas (aberta aos atletas de adestramento com id CBH válido).
6ª feira 22/11 das 17h às 19h – 2º Painel BH de Adestramento – “Escala de treinamento e como atingir seus objetivos”
Debate: Sérgio Castany de Fiori (atleta, juiz estadual e representante dos cavaleiros junto à CBH), Andre Ganc (atleta, juiz nacional oficial, treinador internacional), Pia Aragão (atleta, treinadora). Aberto a perguntas no final.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Hipismo