Siga o OTD

Hipismo

Bernardo Alves vence em Rabat e ganha força na corrida olímpica

Bernardo Alves com El Torreo de Muze vence GP4* no Marrocos e está de volta ao jogo em busca de vaga olímpica

Bernardo Alves e El Torreo, hipismo
(Jessica Rodrigues/FEI)

O cavaleiro olímpico e medalhista pan-americano Bernardo Alves levou o GP World Cup em Rabat, no Moroccos Royal Tour, concurso quatro estrelas. O brasileiro levou o sela belga El Torreo de Muze, filho de Taran de la Pomme em Vigo d’Arsouille de 9 anos, à primeira vitória em um GP, a 1.50m, e voltou para a corrida a Tóquio 2020.

Dos 68 conjuntos, 17 habilitaram-se para a 2ª volta, dentre os quais 10 sem faltas no percurso idealizado pelo irlandês Alan Wade. Quatro vieram a garantir duplo zero falta. Com arrojo Bernardo Alves e El Torreo de Muze venceram em 40s47 tirando um lance na linha final.

Sagrou-se vice-campeão Abdullah Alsharbatly com Lara 210, duplo zero, 40s92, pela Arábia Saudita. Em 3º lugar chegou o neozelandes Bruce Goodin montando Backatrops Danny V seguido por Emanuele Camilli com Kakko, pela Itália,em 41s84 e 48s09. Foi na sexta-feira (11).

“Demos sete lances na última linha, o que foi bastante arriscado, mas fizemos com segurança”, destacou Bernardo Alves, radicado na Bélgica.

“Torreo é meu único cavalo para esse nível de competição. Ele é criação do famoso De Muze Stude e foi confiado a mim por Joris de Brabander. Estou montando ele há dois anos e essa foi nossa primeira vitória em um GP4*, o que me deixa muita feliz”, comentou o campeão que está de volta ao jogo em busca do uma vaga no Time Brasil em Tóquio 2020.

“Claro que penso em competir na Olimpíada no ano que vem, mas meu cavalo ainda não tem muita experiência nessa altura. Eu realmente gostaria de agradecer ao técnico Philippe Guerdat, essa foi a primeira vez que trabalhamos juntos e ele me ajudoy muito no primeiro percurso.”

No domingo, 13, Bernardo e El Torreo de Muze foi único duplo zero entre os integrantes do Time Brasil formado Felipe Amaral / Quine 33 (0/12), Rodrigo Marinho / Edeas´s Basantos (9/10) e Pedro Veniss com For Felicia (0/4) na Copa das Nações FEI Longines. Sagrou-se campeã a equipe do Egito que fechou com apenas 4 pontos perdidos (pp). A Suíça foi vice, 5 pp, e a Itália, 3ª, 14 pp. O Brasil também fechou com 14 pp, mas com a soma de tempo na 2ª volta um pouco inferior ao da Itália ficou em 4º lugar.

Participaram da disputa 14 equipes e o Egito garantiu vaga olímpica após 60 anos afastado da competição. O Brasil, por sua vez, está habilitado para Toquio 2020 graças à medalha de ouro por equipes no Jogos Pan-americanos Lima 2019.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Hipismo