Siga o OTD

Handebol

Duda Amorim brilha com sete gols na abertura da Champions

Na estreia da Champions League de handebol feminino, a brasileira Duda Amorim foi destaque ao ser a artilheira do jogo de estreia do atual bicampeão Gyori. Confira como foi o desempenho dos brasileiros neste sábado

Atual bicampeão da Champions League de handebol feminino e vencedor de quatro das últimas seis edições da competição, o Gyori, da Hungria, atropelou o RK Krim Mercator, da Eslovênia, na rodada de abertura da temporada 2018/2019 do torneio europeu. A equipe venceu por 39 a 23 e contou com grande atuação da brasileira Duda Amorim, artilheira do jogo com sete gols marcados.

Duda Amorim esteve praticamente perfeita em quadra. A armadora fez os sete gols em apenas oito arremessos. Ou seja, teve um aproveitamento de 88%. A dinamarquesa Anne Hansen e a holandesa Cornelia Groot, com seis gols, e as norueguesas Kari Brattset e Stine Oftedal, com cinco, também se destacaram. Do lado esloveno, Tamara Mavsar foi a goleadora com cinco gols marcados.

E olha que o RK Krim Mercator abriu com Ristovska aos 58 segundos de jogo. Por volta de 2min, Duda Amorim marcou o seu primeiro gol no jogo, que foi também o primeiro do Gyori, empatando a partida, que seguiu equilibrada até que a brasileira marcou seu segundo gol e abriu três de vantagem para a equipe húngara: 7 a 4. Daí em diante, o time da casa disparou no placar e chegou ao final do primeiro tempo vencendo por 18 a 9 com três gols de Duda.

Os outros quatro foram marcados pela armadora brasileira no segundo tempo. Logo no comecinho da etapa final, ela fez dois seguidos para levar o placar a 22 a 11. Aos 11min, ela roubou uma bola, que terminou em gol marcado por ela mesma para fazer 35 a 19. Aos 17min, mais uma vez ela balançou a rede fazendo 38 a 23 para o Gyori. O único arremesso que ela errou foi depois que ela já tinha feito sete gols. Faltavam apenas 44 segundos para acabar o tempo regulamentar e a vitória tranquila do time dela já estava mais do que garantida.

Outra brasileira a entrar em quadra neste sábado foi a ponta Jéssica Quintino, mas ela não teve a mesma sorte de Duda Amorim. A jogadora marcou dois gols, mas o time dela, o Odense HC, da Dinamarca, perdeu para o Buducnost, de Montenegro, fora de casa, por 31 a 28. Já o Rostov-Don, da Rússia, da goleira Mayssa e da armadora Ana Paula Rodrigues, venceu o IK Savehof, da Suécia, por 30 a 21, mas nenhuma das duas brasileiras entraram em quadra, já que ainda se recuperam de lesão.

Masculino

Na Champions League de handebol masculino, o Barcelona, de Thiagus Petrus, conseguiu um grande resultado ao derrotar em casa o Montpellier por 35 a 27. O resultado deixa o time na vice-liderança do Grupo A com seis pontos (três vitórias e uma derrota). O primeiro colocado é o Vardar, do pivô Rogério, que conseguiu uma grande vitória sobre o Rhein-Neckar Lowen, da Alemanha, por 29 a 27. O brasileiro teve uma atuação destacada ao marcar três gols em quatro arremessos.

Outro jogo de destaque foi marcado por um confronto brasileiro. De um lado, o armardor Acácio, do Abanca Ademar León, da Espanha, contra o Orlen Wisla Plock, da Polônia, de José Guilherme de Toledo. Os dois jogadores tiveram boas atuações. Acácio marcou quatro vezes em oito tentativas (50% de aproveitamento), enquanto Zé Guilherme foi o artilheiro de seu time com cinco gols em seis arremessos (83% de aproveitamento). Mas o lado que levou a melhor foi o espanhol, que venceu por 27 a 24, graças a Ivan Mosic, que desequilibrou o duelo ao marcar nove gols.

Foi a primeira derrota do Orlen Wisla Plock, que, apesar disso, continua na liderança do Grupo D com seis pontos (três vitórias e uma derrota) ao lado do Dinamo Bucareste, da Romênia. O Abanca Ademar León ocupa a terceira colocação com cinco pontos (duas vitórias, um empate e uma derrota).

Completando a participação dos brasileiros na Champions League, o Sporting, de Portugal, derrotou o Besiktas, da Turquia, por 33 a 27, mas o ponta Fábio Chiuffa teve uma atuação discreta na partida vencida por sua equipe, que lidera o Grupo C com seis pontos (três vitórias e uma derrota).

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Handebol