Siga o OTD

Handebol

Argentina vence e Brasil é vice no Pan-Americano em Nuuk

Reprodução/Instagram

A final do Pan-Americano de handebol masculino da Groenlândia foi entre Brasil e Argentina. O título, porém, ficou com os adversários dos brasileiros na cidade de Nuuk.

De um lado o atual campeão Brasil, do outro a Argentina, que venceu seis das últimas nove edições da competição continental. A final do Pan-Americano de handebol masculino da Groenlândia foi emocionante, mas a vitória ficou com os argentinos, por 29 a 24.

+ CONFIRA A TABELA DA COMPETIÇÃO

O primeiro tempo terminou com a Argentina na frente, vencendo por 13 a 8. E os adversários seguiram liderando o placar na segunda etapa do jogo, chegando a abrir 19 a 10 aos 39 minutos. Aos 47, a vantagem chegou a ser ainda maior, de 24 a 14. O Brasil, porém, se manteve vivo e diminuiu a distância no placar para apenas quatro gols, com 24 a 20.

A reação, porém não foi suficiente para conter os argentinos. Os adversários seguiram atacando com facilidade e pontuando, fechando a contagem com a vitória por 29 a 24. Thiagus Petrus marcou o último gol do Brasil no jogo.

As duas equipes chegaram invictas e embaladas para a final. O Brasil teve o Chile pela frente na semifinal, enfrentou algumas dificuldades no primeiro tempo, mas confirmou sua superioridade e venceu a partida. Por sua vez, a Argentina enfrentou a Groenlândia na outra semi e deixou os torcedores locais bem tristes.

Fato é que mesmo antes do Pan-Americano de handebol começar, as duas potencias sul-americanas eram favoritas para se enfrentarem na decisão. Na última edição, os brasileiros derrotam os argentinos na final e sagraram-se tricampeões. O Brasil também conquistou os títulos em 2006 e 2008.

De 1979 a 1998, Cuba dominou a competição, ficando imbatível por duas décadas. Após o domínio cubano, a Argentina tornou-se o time a ser batido, vencendo todas as edições até ser batida pela seleção brasileira em 2006.

Antes do Pan-Am da Groenlândia, os brasileiros venceram os argentinos por 25 a 22 pelos Jogos Sul-Americanos de Cochabamba e ficaram com o ouro na Bolívia. Já são 37 vitórias brasileiras contra os argentinos em partidas oficiais. E os rivais não sabem o que é vencer a seleção brasileira desde o Pan-Americano de 2014.

É importante frisar que, independente do resultado da final, as duas seleções já se classificaram para o Campeonato Mundial de handebol na Alemanha e Dinamarca.

Mais em Handebol