Siga o OTD

Handebol

Com reviravolta no fim, Brasil empata com Portugal no Mundial

Após cronometro zerar, Brasil tem tiro de sete metros e empata jogo com Portugal no Mundial de handebol

Brasil x Portugal - Mundial de Handebol masculino ao vivo - Brasileiros abraçados na hora do hino
(Foto: IHF)

Que jogo! Com emoção até o fim, Brasil e Portugal empataram em 28 a 28 nesta quarta-feira (18), na abertura da segunda fase do Mundial de handebol masculino, em Gotemburgo, na Suécia. O cronômetro chegou a ser zerado com vitória portuguesa de 28 a 27, mas, após revisão do VAR, a arbitragem assinalou irregularidade dos europeus e marcou sete metros para o Brasil. Na cobrança, Jean-Pierre Dupoux fez e deixou tudo igual. Dupoux, aliás, foi o artilheiro da partida, com dez gols. O próximo compromisso da seleção na competição será na sexta-feira (20), às 14h, contra a Hungria.

+ Veja os resultados do Mundial de handebol masculino

A partida estava empatada em 27 a 27 até o minuto final, quando Francisco Costa marcou o 28º gol português. O Brasil, então, teve a última posse de bola restando pouco menos de 30 segundos para o fim. A seleção se lançou para o ataque, Hugo foi derrubado e a falta de nove metros foi marcada. Com menos de cinco segundos para o arremesso, a cobrança foi feita rápida. A defesa portuguesa não respeitou o limite de 3 metros de distância para a formação para o bloqueio e, assim, a infração foi marcada.

No entanto, o tiro de sete metros só foi assinalado para o Brasil após revisão da jogada pelo VAR. O cronômetro zerou e os jogadores portugueses comemoraram o resultado. Segundos depois, porém, a arbitragem surgiu na quadra e informou a decisão da jogada. Além do tiro de sete metros, expulsou Alexis Borges, de Portugal. Na cobrança dos sete metros, Jean-Pierre Dupoux marcou e a comemoração mudou de cor, passando a ser verde-amarela.

Números

Dupoux, aliás, foi o grande destaque do Brasil no jogo, com dez gols marcados, num aproveitamento de 71%. João Pedro Silva marcou quatro gols, enquanto Hugo Bryan e Rogério Moraes marcaram três gols cada. Outros grandes destaques brasileiros foram os goleiros. Rangel fechou o gol na primeira etapa e Ferrugem cresceu um muro no segundo tempo, defendendo até tiro de sete metros. Rangel teve 29% de aproveitamento, enquanto Ferrugem teve 35%. Pelo lado português, Antônio Areia fez sete tentos.

Jean-Pierre Dupoux Brasil Portugal Mundial de handebol
Jean-Pierre Dupoux, o artilheiro do Brasil (Foto: IHF)

Antes dos segundos finais eletrizantes, o jogo foi parelho. Nenhuma das duas equipes abriu mais de dois gols de vantagem. Portugal liderou todo o primeiro tempo, o Brasil empatou no fim, mas os lusitanos foram para os vestiários com 12 a 11 de frente. Na segunda etapa, o ritmo ficou frenético. O Brasil conseguiu a virada e chegou a impor 19 a 17 a 13 minutos do fim. Depois, Portugal empatou e houve trocas até o fim.

Sequência no Mundial

Este foi o primeiro jogo da segunda fase do Mundial de handebol. Brasil e Portugal estão no grupo II da competição, junto a Cabo Verde, Suécia, Hungria e Islândia. Como os resultados da primeira fase se acumulam – o Brasil ficou em segundo lugar no grupo C -, a seleção brasileira já tem uma vitória, um empate e uma derrota nesta fase. Com três pontos, está em terceiro lugar na chave. Portugal tem o mesmo retrospecto, estando em segundo.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

O Brasil ainda enfrentará Hungria e Islândia nesta fase da competição. O próximo compromisso será contra os húngaros, na sexta-feira (20), às 14h. O confronto contra a Islândia acontecerá no domingo (22), às 14h. Portugal enfrenta Cabo Verde e Suécia. Dos seis integrantes do grupo, apenas os dois melhores avançam ao mata-mata.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Handebol