Siga o OTD

Handebol

Duda Amorim vence duelo de brasileiras na Champions League

Champions League de handebol gyori x rostov-don sorteio grupos

A partida Gyori x Rostov-Don pela Champions League de handebol reuniu três brasileiras que foram campeãs mundiais em 2013

Duda Amorim venceu nesta segunda-feira o duelo de brasileiras campeãs mundiais contra Ana Paula Rodriguesa e a goleira Mayssa pela Champions League de handebol feminino. As três tiveram grandes atuações, mas Duda levou a melhor porque seu time, o Gyori, da Hungria, derrotou o das outras duas, o Rostov-Don, da Rússia, por 25 a 23.

Tanto Duda Amorim como Ana Paula estiveram entre as artilheiras do jogo ao marcar cinco gols cada, mesmo número de Anita Gorbicz, do Gyori, e de Dembele, do Rostov-Don. Já Mayssa começou a partida na reserva, mas teve uma atuação tão boa, que foi uma das responsáveis por fazer o time russo equilibrar a partida e, por muito pouco, não sair com a vitória.

Com Mayssa no banco, a partida começou com apenas duas brasileiras em quadra e a primeira a marcar foi Ana Paula Rodrigues. A armadora central cobrou com categoria um sete metros para empatar o jogo em 2 a 2. Duda Amorim marcou seu primeiro gol depois de uma linda jogada do ataque do Gyori que ela recebeu pela esquerda e soltou a bomba no ângulo oposto da goleira Anna Sedoykina para fazer 4 a 3 para a equipe húngara.

Aos poucos, o Gyori começou a abrir vantagem e Duda Amorim marcou mais um. A brasileira fez uma jogada individual, girou em cima da marcadora e arremessou sem chances para a goleira: 7 a 4 no placar. Quando a diferença chegou a cinco gols, o técnico do Rostov-Don resolveu colocar Mayssa no lugar de Sedoykina e o panorama começou a mudar.

No primeiro lance com ela no gol, Mayssa não conseguiu evitar que a diferença fosse a 12 a 6 na cobrança de sete metros feita por Anita Gorbicz. Mas, depois disso, com uma grande atuação e ótimas defesas, a goleira foi dificultando o trabalho do ataque do Gyori, que passou a não marcar mais gols com tanta facilidade.

No fim do primeiro tempo, Duda Amorim teve azar ao acertar uma bola na trave de Mayssa e, na ida para o intervalo, a diferença que era de seis gols tinha caído para quatro: 13 a 9.

Logo no começo do segundo tempo, Mayssa apareceu para fazer outra linda defesa no primeiro arremesso feito por Nora Mork na etapa final. Na sequência, Ana Paula Rodrigues marcou seu segundo gol no jogo e a diferença caiu para 13 a 10.

Mayssa não estava ajudando só com suas defesas. Ela também deu assistência para Managarova marcar. Depois de defender uma bola, ela fez o lançamento longo e encontrou a companheira livre para marcar e manter a diferença em três gols: 14 a 11. Pouco depois, Duda Amorim fez mais um para voltar a abrir quatro para o Gyori: 15 a 11.

Além da boa atuação de Mayssa, Ana Paula Rodrigues também cresceu no jogo e marcou seu terceiro gol e voltar a diferença para três gols: 16 a 13. O Gyori conseguiu ampliar para cinco gols novamente aos 11 minutos de jogo (18 a 13). A partir daí, o time tentava controlar a vantagem que tinha, sem deixar o adversário se aproximar. Com dois gols seguidos de Duda Amorim, o placar foi a 22 a 17.

Mas o Rostov-Don apertou o ritmo e foi diminuindo a diferença. Aos 22min, em outro contra-ataque iniciado por Mayssa, Ana Paula Rodrigues achou Dembele para a vantagem cair para dois gols: 22 a 20. Pouco depois, a central brasileira deixou a goleira Grimsbo no chão ao fazer uma finta na cobrança de sete metros e encostar de vez no placar: 22 a 21.

O jogo ficou imprevisível e emocionante. Faltando quatro minutos, boa jogada do ataque do Rostov abre um buraco na defesa do Gyori. Ana Paula Rodrigues se aproveita e marca um belo gol: 24 a 23. O ginásio foi a loucura quando a menos de um minuto para o fim, Oftedal fez o 25º. gol doa equipe húngara. Depois disso, o Rostov-Don ficou no ataque, tentando encontrar um espaço, mas a defesa adversária funcionou muito bem e garantiu a vitória para a equipe de Duda Amorim.

Com o resultado, o Gyori assume a liderança do Grupo B da Champions League de handebol feminino com seis pontos, mesma quantidade do Midtjylland, da Dinamarca, mas leva vantagem no saldo de gols. Já o Rostov-Don é o terceiro colocado com quatro. O Brest, da França, é o laterna com zero.

 

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Handebol