Siga o OTD

Handebol

Brasil pode decidir vaga para Tóquio contra fantasma chileno

Tabela do Pré-Olímpico Mundial coloca a seleção masculina estreando contra a Noruega, depois tem a Coreia do Sul e finalmente os rivais sul-americanos

Brasil e Chile podem se enfrentar no Pré-Olímpico mundial de handebol masculino
No Pan, deu Chile, mas a vaga ficou com a Argentina (Washington Alves/COB/arquivo)

A seleção do Brasil de handebol masculino já conhece a caminhada que terá de fazer no Pré-Olímpico mundial se quiser chegar aos Jogos Olímpicos de Tóquio este ano. E a partida que pode decidir uma das duas vagas em disputa pode ser diante de um fantasma recente para o time brasileiro.

O Brasil está no Pré-Olímpico Mundial de handebol masculino confirmado após uma combinação de resultados na Europa e na África. Integra do Grupo 1, ao lado de Noruega, Coreia do Sul e Chile, sendo que os dois melhores conseguem a tão sonhada vaga na última chance de ir para Tóquio.

Os dois primeiros jogos do Brasil são contra Noruega e depois os sul-coreanos. Por fim, teremos o Chile e, considerando que os noruegueses tendem a ficar com uma das vagas, o jogo derradeiro contra os rivais sul-americanos pode valer a segunda vaga. Vale lembrar que o Brasil venceu a Coreia do Sul no Mundial de 2019.

O Pré-Olímpico Mundial de handebol masculino será em meados de abril, e Trondheim, Noruega (veja abaixo os jogos do Brasil).

Fantasma chileno

Nos Jogos Pan-Americanos de Lima, no ano passado, Brasil e Chile fizeram uma das semifinais. Quem passasse iria disputar, além da medalha de ouro, a vaga em Tóquio que a competição dava para o campeão.

Mas o Brasil perdeu para o Chile e deu adeus, pelo menos naquele momento, aos Jogos. “Vaga olímpica vira sonho distante”, lamentava a narração ao vivo, direto de Lima, do Olimpíada Todo Dia naquele fatítico dia. No fim, a Argentina carimbou o passaporte para a capital japonesa.

Alguns dias após a derrota, o pivô Rogério Moraes anunciou o desligamento da seleção brasileira. “É uma decisão pessoal. Talvez no futuro eu volte, se acharem que posso contribuir 100% com a Seleção, assim como nos clubes que eu joguei aqui na Europa”, afirmou o jogador, em entrevista exclusiva para o OTD. Logo depois seria a vez do técnico Washington Nunes sair, demitido pela Confederação Brasileira de Handebol.

Passados alguns meses, Brasil e Chile voltaram a se encontrar agora no final de janeiro, pelo Campeonato Sul-Centro Americano em Maringá, e a seleção marcou 32 a 20 nos rivais.

+ Siga o perfil oficial do OTD no Twitter

Pré-Olímpico mundial de handebol masculino

17 de abril
Chile x Coreia do Sul
Noruega x Brasil

18 de abril
Noruega x Chile
Brasil x Coreia do Sul

19 de abril
Coreia do Sul x Noruega
Brasil x Chile

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Handebol