Siga o OTD

Handebol

Em casa, Pinheiros busca tricampeonato na Liga Nacional

Time disputa com o Taubaté a hegemonia da competição já que ambos conquistaram oito títulos

Pinheiros na Liga Nacional de handebol
(foto: Daniel Vorley ECP)

Campeão em 2017 e 2018, o Pinheiros decide o título da temporada de 2019 da Liga Nacional de handebol masculino a partir desta quinta-feira (12) no Poliesportivo Henrique Vellaboim.

Líder da Conferência Sul/Sudeste na fase de classificação, o Pinheiros se tornou sede das partidas decisivas, semifinais e finais.

A disputa pelo título de melhor time de handebol do país começa nesta quinta-feira com as semifinais em jogo único. O Taubaté Unitau, segundo melhor time da primeira fase, enfrenta o Corinthians Guarulhos às 17h. O outro duelo será às 19h entre Pinheiros e CAIC GHC UniNassau, do Piauí.

Os dois vencedores decidem o título em dois jogos, sábado e domingo (15). Pinheiros e Taubaté disputam também a hegemonia da Liga Nacional de handebol. Ambos conquistaram oito títulos ao longo da competição iniciada em 1997.

O treinador pinheirense está precavido em relação ao adversário da semifinal. “O CAIC é um time menos tradicional, mas diferenciado. Adotam marcação individual na quadra inteira, o que dificulta muito. A maioria das equipes, atualmente, joga no 6-0. Se não jogarmos bem, há riscos de não irmos à final. Jogo único sempre é complicado”, comentou Sérgio Hortelan.

Em casa

O treinado também destacou a condição de decidir o campeonato em casa. “O Pinheiros é uma escola de handebol, uma referência nacional. Hoje, temos 250 atletas da modalidade no clube entre as 14 categorias masculinas e femininas. O Brasil inteiro estará assistindo, precisamos fazer tudo direitinho”, recomendou Hortelan. No Campeonato Paulista deste ano, o time passou por Guarulhos na semifinal e foi superado por Taubaté na decisão.

Na mesma linha do treinador, o armador central Léo espera receber o calor da torcida. “Não há nada melhor do que jogar em casa. Estamos ambientados, a torcida a favor, as chances de vencer aumentam. O nível das finais neste ano, porém, está bem mais elevado do que nas temporadas anteriores”.

Atento aos finalistas da Liga Nacional, o armador lembrou do encontro recente com Taubaté nas finais do Paulista. Eles mudaram o sistema de defesa para 5-1 e tivemos dificuldades. Estamos treinando muito em cima disso, mas antes precisamos nos concentrar na semifinal, caso contrário podemos perder o campeonato em 60 minutos”, alertou o camisa nove Léo. O Pinheiros também será sede da fase final da Liga Nacional Feminina, de 19 a 22 de dezembro.

+ INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE

Fase final da Liga Nacional de handebol

Quinta-feira (12) – semifinais
17h – Taubaté Unitau x Corinthians Guarulhos
19h – Pinheiros x CAIC GHC UniNassau (PI)

Sábado (14)
18h – Jogo 1 – disputa do bronze
20h – Jogo 1 – disputa do ouro

Domingo (15)
15h30 – Jogo 2 – disputa do bronze
18h – Jogo 2 – disputa do ouro

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Handebol