Siga o OTD

Handebol

Português e Pinheiros fazem final do Brasileiro Juvenil

Divulgação

Estão definidas as duas equipes que vão brigar pelo título do Campeonato Brasileiro Juvenil Feminino de Handebol. O Português/AESO, de Pernambuco, e o anfitrião Pinheiros, de São Paulo, disputam a final da competição neste domingo (18), às 14h15, no Ginásio Henrique Vilaboim. Será o desempate entre os rivais, que protagonizam a decisão pelo terceiro ano consecutivo – em 2015, deu Pinheiros; em 2016, deu Português.

Mais cedo, às 12h30, entram em quadra Corinthians Paulista (SP) e Liga de Handebol Novo Hamburgo (RS) para definir quem fica com a medalha de bronze do Brasileiro Juvenil. Às 10h45, ACVHB/V. Brasil/C.Verde, do Mato Grosso, e ACES/Castro Alves, do Espírtio Santo, jogam pelo quinto lugar. O primeiro jogo do dia, às 9h, será entre o paulista Alphaville Tênis Clube (SP) e o goiano Força Atlética/Gov. Goiás/Estácio, de olho na sétima colocação.

Alphaville Tênis Clube (SP) x ACVHB/V. Brasil/C.Verde (MT)

O primeiro jogo do sábado foi entre o quarto colocado da chave A, Alphaville Tênis Clube, e o terceiro da B. O time do Mato Grosso levou a melhor e venceu por 33 a 22 (18 a 9 no primeiro tempo). A artilheira foi Abyda de Jesus, do C.Verde, com 15 gols.

“ Nosso grande objetivo era ficar entre os quatro melhores, mas infelizmente não foi possível. Começamos desfalcados na primeira rodada, porque algumas meninas só chegaram depois, mas fomos crescendo. Agora, vamos disputar o quinto lugar com muita vontade”, disse Luiz Caetano, técnido do C.Verde. “O handebol feminino no Mato Grosso vem evoluindo a cada ano, e competições de alto nível como essa só ajudam nesse processo”, completou.

Força Atlética/Gov. Goiás/Estácio (GO) x ACES/Castro Alves (ES)

O C.Verde aguardava, então, seu adversário do Brasileiro Juvenil, que sairia do confronto entre Força Atlética, de Goiás, e Castro Alves, do Espírtio Santo. A equipe capixaba venceu a goiana por 27 a 15 (14 a 10 no primeiro tempo). A artilharia foi de Vaness Santos, do Castro Alves, com 12 gols.

“ Viemos disputar o Brasileiro com a ideia de de fortificar nosso trabalho para as competições escolares. Caímos numa chave em que sabíamos que íamos começar perdendo e depois ganhar os último jogos. Conseguimos fazer isso e, agora, queremos terminar ganhando. O quinto lugar será nosso título, mesmo sem medalha”, comentou Emerson Erlacher, treinador do Castro Alves.

Português/AESO (PE) x Corinthians Paulista (SP)

A primeira semifinal do Brasileiro foi disputada entre Português/AESO (PE) e Corinthians Paulista (SP). O time pernambucano fez valer o favoritismo e derrotou as paulistas por 23 a 15 (8 a 5 no primeiro tempo). Agora, o atual campeão vai brigar pelo seu sexto título na competição. A artilheira na partida foi Fernanda Lima, do Português, com seis gols.

“ É fruto do trabalho que desenvolvemos. Temos um DNA que é a formação de jogadoras. Planjeamos, temos metodologia e isso fortalece o conjunto. Em nosso clube, as meninas jogam juntas desde novas. Nessa equipe, especificamente, destaco a voluntariedade na defesa, a disposição para marcar, que desgasta os adversários”, avaliou Cristiano Rocha, técnido do Português.

Pinheiros (SP) x Liga de Handebol Novo Hamburgo (RS)

Jogando em casa e com apoio da torcida, no Ginásio Henrique Vilaboim, o E.C Pinheiros garantiu sua vaga na decisão do Campeonato Brasileiro Juvenil Feminino de Handebol ao vencer a Liga de Handebol Novo Hamburgo, do Rio Grandeo do Sul, por 24 a 17 (12 a 7 no primeiro tempo).

As gaúchas conseguiram equilibrar o confronto no começo e chegaram a liderar o placar. Mas no final da primeira etapa, viram as adversárias paulistas abrirem vantagem. A artilharia ficou dividida para Raphaela Barbosa, do Pinheiros, e Thalyta Almeida, do Novo Hamburgo, com sete gols cada.

“Amanhã vai ser um jogo duro contra o Português. A duas equipes marcam muito bem, têm goleias muito boas. Quem errar menos, será campeão. Sempre vem aquela euforia, principalmente nessa categoria, mas as meninas estão preparadas. Estão muito felizes por estarmos na final mais uma vez”, comemorou Mauricio Antonucci, treinador do Pinheiros.

Resultados:

Quarta-feira (14)

Liga de Handebol Novo Hamburgo (RS) 31 x 19 ACES/Castro Alves (ES)
Português/AESO (PE) 42 x 14 Alphaville Tênis Clube (SP)
ACVHB/V. Brasil/C.Verde (MT) 24 x 37 Corinthians Paulista (SP)
Pinheiros (SP) 34 x 13 Força Atlética/Gov. Goiás/Estácio (GO)

Quinta-feira (15)

Liga de Handebol Novo Hamburgo (RS) 39 x 17 Alphaville Tênis Clube (SP)
ACVHB/V. Brasil/C.Verde (MT) 35 x 25 Força Atlética/Gov. Goiás/Estácio (GO)
Português/AESO (PE) 27 x 17 ACES/Castro Alves (ES)
Pinheiros (SP) 31 x 15 Corinthians Paulista (SP)

Sexta-feira (16)

ACES/Castro Alves (ES) 30 x 16 Alphaville Tênis Clube (SP)
Português/AESO (PE) 19 x 16 Liga de Handebol Novo Hamburgo (RS)
Corinthians Paulista (SP) 36 x 20 Força Atlética/Gov. Goiás/Estácio (GO)
Pinheiros (SP) 38 x 28 ACVHB/V. Brasil/C.Verde (MT)

Sábado (17)

12h – Alphaville Tênis Clube (SP) 22 x 33 ACVHB/V. Brasil/C.Verde (MT)
13h45 – Força Atlética/Gov. Goiás/Estácio (GO) 15 x 27 ACES/Castro Alves (ES)
15h30 – Português/AESO (PE) 23 x 15 Corinthians Paulista (SP)
17h15 – Pinheiros (SP) 24 x 17 Liga de Handebol Novo Hamburgo (RS)

Programação de jogos:

Domingo (18)

9h – Alphaville Tênis Clube (SP) x Força Atlética/Gov. Goiás/Estácio (GO) – 7º lugar
10h45 – ACVHB/V. Brasil/C.Verde (MT) x ACES/Castro Alves (ES) – 5º lugar
12h30 – Corinthians Paulista (SP) x Liga de Handebol Novo Hamburgo (RS) – bronze
14h15 – Português/AESO (PE) x Pinheiros (SP) – ouro

Jornalista formada pela Cásper Líbero. Apaixonada por esportes e boas histórias.

Mais em Handebol