Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Brasil ganha mais três ouros e supera Lima no halterofilismo

Ailton Souza, Tayana Medeiros e Evânio Silva conquistam o ouro em Santiago e Brasil supera campanha de Lima no halterofilismo

Ailton Souza morde sua medalha de ouro dos Jogos Parapan-Americanos Santiago-2023
(Foto: Ana Patrícia/CPB)

A seleção brasileira de halterofilismo chegou a marca de sete ouro nos Jogos Parapan-Americanos Santiago-2023, superando os seis ouros conquistados quatro anos atrás nos Jogos de Lima, no Peru. Na manhã desta segunda-feira (20), foram três ouros para o Brasil, com Ailton Souza, Tayana Medeiros e Evânio da Silva. Ainda teve uma medalha de bronze para Edilândia Araújo, que fez uma dobradinha com Tayana.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Ailton Souza começou a final da categoria até 80kg levantando 183kg. Em seguida, o atleta pediu 186kg para as rodadas seguintes. Mas Ailton cometeu erros nas duas tentativas, não validando o seu movimento. Seu principal adversário na busca pelo ouro era o dominicano Jesus Manuel Rodriguez. O atleta da República Dominicana pediu 186kg nas três rodadas, mas não conseguiu validar suas tentativas, ficando sem uma marca. Assim, Ailton garantiu a medalha de ouro. O mexicano Martin Perez ficou com a medalha de prata, com 172kg, enquanto o bronze foi para o chileno Jonathan Astudillo, com 165kg.

+ Veja o quadro de medalhas dos Jogos Parapan-Americanos
+ Confira a agenda de Santiago-2023
+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

Dobradinha

Em seguida, teve uma dobradinha brasileira na disputa combinada das categorias -86kg e +86kg feminina. Medalhista de prata quatro anos atrás, Tayana Medeiros pediu 131kg para começar a competição. Ela errou na sua primeira tentativa, mas acertou na segunda, estabelecendo um novo Recorde das Américas da categoria até 86kg. Na terceira rodada, Tayana tentou 135kg, mas o seu movimento não foi validado pelos juízes. Edilândia Araújo levantou 126kg e 131kg nas primeiras rodadas da final. Na terceira, a baiana pediu 137kg, para tentar quebrar o recorde da competição na categoria acima de 86kg, mas não conseguiu completar o movimento, ficando com a marca da rodada anterior.

Tayana Medeiros e Edilânia Araújo junto com chilena no pódio do halterofilismo no Parapan
(Foto: Ana Patrícia/CPB)

Como a prova foi disputada com a junção de duas categorias, as marcas das atletas são fatoradas para compensar a diferença de peso. Tayana Medeiros ficou em primeiro lugar, com 104.4 pontos. A pontuação foi a mesma de Marion Serrano, do Chile, que levou a prata. Edilândia Araújo terminou em terceiro lugar, com 100.7.

Evânio bicampeão

Evânio da Silva posa para foto com sua medalha de ouro dos Jogos Parapan-Americanos
(Foto: Ana Patrícia/CPB)

Para fechar a sessão matinal das finais do halterofilismo em Santiago, Evânio da Silva e André Luiz competiram na final da categoria até 88kg. Evânio travou um duelo acirrado com o colombiano Huver Mondragon pela medalha de ouro. O brasileiro acertou os seus três levantamentos iniciais para 191kg, 193kg e 197kg, enquanto o colombiano fez 186kg, 192kg e 196kg.

Após as rodadas iniciais, Mondragon solicitou um powerlift, para tentar o ouro e o recorde da competição para 202kg. Mas o colombiano errou a sua tentativa, ficando com a medalha de prata, enquanto Evânio garantiu o bicampeonato dos Jogos Parapan-Americanos. A medalha de bronze na prova foi para Cuba, com Oniger Drake levantando 194kg. André Luiz ficou em quarto lugar, com 187kg.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em Paralimpíada Todo Dia