Siga o OTD

Golfe

Só falta uma vaga para definir Seleção Brasileira para o Sul-Americano juvenil de golfe

A disputa da etapa gaúcha do Tour Nacional de Golfe Juvenil, no último final de semana, definiu cinco das seis vagas para defender o Brasil no Sul-Americano juvenil de Golfe, que acontece no início de abril em Porto Alegre (RS). A Confederação Brasileira de Golfe (CBG) confirmou a convocação ao divulgar o ranking juvenil atualizado esta semana.

No feminino, conquistaram a vaga as três primeiras colocadas do ranking brasileiro da categoria: Lauren Nunes Grinberg (SP), que além de líder do ranking juvenil também é a número 1 do adulto e é a atual campeã brasileira juvenil, Laura Caetano (DF), campeã da etapa RS do Tour Juvenil, e Ana Beatriz Cordeiro (PR), campeã da etapa SP do Tour Juvenil, disputada em janeiro, e atual campeã brasileira pré-juvenil, categoria que defendeu até o ano passado.

No masculino, os dois primeiros colocados do ranking já garantiram a vaga: Daniel Celestino (PR) e Rohan Boettcher (RS), que foi campeão no torneio deste final de semana, disputado no Santa Cruz Country Club, o clube que defende em Santa Cruz do Sul (RS) – o mesmo clube de origem de Adilson da Silva, golfista brasileiro que defendeu o Brasil nos Jogos Olímpicos Rio 2016.

A terceira vaga será definida por meio de uma seletiva que acontecerá nos dias 18 e 19 de março (sábado e domingo) no Belém Novo Golf Club, em Porto Alegre, que sediará de 5 a 8 de abril o Sul-Americano.

A classificatória será disputada no formato stroke play, em 54 buracos (sendo 27 por dia). Até o final da tarde desta terça-feira, data final para inscrição na seletiva, já havia seis competidores confirmados: Matheus e Lucas Park (SP), Gabriel Velasco e Andrey Xavier (RS), Dimitrius Kogiaridis Jr (PR) e João Vitor Toledo (DF).

A seletiva servirá para definir um golfista que se adapte bem às características do Belém Novo Golf Club, um campo bastante técnico e desafiador. Com a classificatória, jogadores locais que se destacam no clube sede – como Velasco e Xavier, membros do time de Alta Performance do Belém Novo Golf Club -, assim como jogadores de outros Estados, poderão ter uma chance de reforçar a equipe.

A equipe masculina foi bronze em 2015 no Sul-Americano juvenil de golfe, no Chile, quando Herik Machado foi campeão no individual, e vice-campeã no ano passado, na Venezuela. Nas duas ocasiões, o Brasil se classificou para o Mundial da categoria no Japão – em 2015, o País obteve a vaga após a desclassificação da Argentina da disputa pela vaga no Mundial.

Este ano, novamente os dois primeiros colocados do Sul-Americano juvenil de golfe ganharão vaga para o Mundial no Japão.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Golfe