Siga o OTD

Ginástica de Trampolim

Definidas sedes dos três mundiais de ginástica para 2023

Federação Internacional de Ginástica aprovou onde serão as competições de ginástica Artística, Rítmica e de Trampolim

(foto: Danilo Borges/rededoesporte)

O Conselho da Federação Internacional de Ginástica (FIG), em São Petersburgo, na Rússia, definiu as sedes dos três mundiais de 2023 da Ginástica Artística, Ginástica Rítmica e Ginástica de Trampolim. Também definiu alterações no sistema de qualificação para a Olimpíada de Paris-2024.

A 52ª edição do Mundial de Ginástica Artística acontecerá em Antuérpia, na Bélgica, entre o final de setembro e o início de outubro; a 40ª edição do Mundial de Ginástica Rítmica será realizada em Valencia (ESP), entre 4 e 10 de setembro; o 37º Mundial de Ginástica de Trampolim acontecerá em Birmingham (ING), de 9 a 12 de novembro; e a cidade inglesa também receberá as competições do World Age Group, entre 16 a 19 de novembro.

O Conselho aprovou também, com 2/3 dos votos, modificações nos formatos para o Mundial de Ginástica Artística de 2022 e 2023. Agora ele será baseado nos campeonatos continentais, o que vai limitar o número de participantes. A intenção é reduzir a duração dos eventos e tornar a competição mais atrativa.

Sobre o sistema de qualificação para a Olimpíada de Paris 2024, as principais mudanças dizem respeito ao número de ginastas que compõe uma equipe na modalidade Artística. Tanto para homens como mulheres voltarão a ser no máximo cinco atletas, mas o sistema de qualificação ainda está sujeito à aprovação do Comitê Olímpico Internacional.

O encontro também aprovou as contas da FIG referentes a 2018, assim como o orçamento de 2019. O Conselho aprovou ainda a inclusão provisória da Federação de Ginástica de Guam, cuja admissão definitiva será discutida no próximo Congresso da FIG, que acontecerá em outubro de 2020, na cidade de Antalaya, na Turquia.

“Participamos mais uma vez da Reunião do Conselho da FIG, onde tomamos decisões importantes para o futuro da Ginástica mundial, ressaltando a representatividade da Ginástica Brasileira no cenário internacional”, disse a presidente da Confederação Brasileira de Ginástica, Luciene Resende, integrante do Conselho da FIG.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Ginástica de Trampolim