Siga o OTD

Ginástica Artística

 

Flávia Saraiva vira veterana na seleção de ginástica que vai ao Mundial



Flávia Saraiva lidera time feminino do Brasil no Mundial de Ginástica Artística de 2025. Brasileira tem sétima melhor nota internacional do ano na trave



Flávia Saraiva vai competir no Mundial de Ginástica Artística Jakarta 2025
(Foto: Gaspar Nóbrega/COB)

Flávia Saraiva vai disputar o seu sexto Campeonato Mundial de Ginástica Artística. Prata por equipes e bronze no solo na última edição da competição em 2023, Flavinha chega na competição novamente como candidata ao pódio. Além disso, ela terá um papel diferente na equipe brasileira, sendo a ginasta mais experiente do Brasil que irá ao Mundial.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

O Brasil terá quatro atletas na ginástica artística feminina no Mundial de 2025. Além de Flávia Saraiva, o time também conta com Julia Soares e as novatas Julia Coutinho e Sophia Weisberg. As duas últimas ainda têm 15 anos (vão completar 16 no final de 2025). Já Flávia vai ao Mundial aos 26 anos de idade, sendo a principal referência para o grupo.

Fala, veterana:

“Estou tendo a oportunidade de treinar com atletas dez ou onze anos mais novas do que eu. Eu e a Julia Soares, que temos mais experiência, estamos aqui também para ensinar, podendo mostrar o que é um Campeonato Mundial. Não é hora de cobrança, mas de aprendizado, de amadurecimento de jovens ginastas que estão convivendo com duas medalhistas olímpicas”, explicou Flavinha.

Flávia Saraiva vai competir no Mundial de Ginástica Artística Jakarta 2025
(Foto: Gaspar Nóbrega/COB)

A ginasta carioca já passou por esse momento experimental em 2015. Dez anos atrás, Flávia Saraiva disputou o seu primeiro Campeonato Mundial, onde foi nona colocada com a equipe brasileira e finalista no individual geral. Agora, ela tenta aconselhar as ginastas mais novas, já pensando na formação da equipe do Brasil para a próxima Olimpíada.

“A gente consegue ensinar até sem palavras. Consegue-se assimilar muita coisa observando postura, comportamento. Nossa corrida pela vaga olímpica começa em 2026. Então, este é o momento de aproveitarem o Mundial, ver o que significa, que sintam os aparelhos e absorvam o que puderem ao lado das melhores do mundo. É um momento muito interessante, de descoberta, pelo qual eu também passei. E que possam voltar felizes ao Brasil, para dar continuidade ao trabalho, cheias de inspiração”, completou.

Briga por medalha

Após passar por uma cirurgia no ombro no final do ano passado, Flávia Saraiva optou por voltar aos poucos neste ciclo olímpico. Assim, ela não vai disputar o individual geral no Campeonato Mundial. Neste ano ela competiu apenas na trave, ganhando a medalha de ouro no Campeonato Brasileiro e em uma etapa de Copa do Mundo na Hungria. Sua melhor nota foi os 14.250 na qualificação na Copa, nota que a coloca entre as principais candidatas ao pódio no Mundial. Essa é a sétima melhor nota no mundo este ano em uma competição internacional.

Flávia Saraiva tem treinado no solo, usando a coreografia que apresentou nos Mundiais de 2022 e 2023, com um medley de clássicos da música nacional como “Garota de Ipanema”, “Canto das Três Raças” e “Canta Brasil”. Apesar de não ter competido no aparelho ainda em 2025, vídeos divulgados pela CBG da aclimatação da seleção brasileira mostram Flávia fazendo suas duas acrobacias mais difíceis.

O Mundial de Ginástica Artística de 2025 acontece entre os dias 19 e 25 de outubro em Jakarta, na Indonésia. O Brasil irá contar com nove ginastas na competição.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em Ginástica Artística