Siga o OTD

Ginástica Artística

Nory e Rebeca brilham no primeiro dia do Brasileiro

Arthur Nory terminou o primeiro dia do Campeonato Brasileiro liderando o solo, salto e a barra fixa. Rebeca Andrade foi a melhor na trave e nas paralelas

Arthur Nory executa sua série de barra fixa no Brasileiro de ginástica artística
(Foto: Ricardo Bufolin/CBG)

Começou, nesta sexta-feira (18), mais uma edição do Campeonato Brasileiro de ginástica artística em Lauro de Freitas, na Bahia. O evento conta com os atletas competindo em dois dias de competição em todos os aparelhos. Os campeões mundiais Arthur Nory e Rebeca Andrade brilharam no primeiro dia liderando a disputa em vários aparelhos. Já no individual geral, Tomas Rodrigues e Andreza Lima encerram a sexta em primeiro lugar.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

O Brasileiro começou com a disputa do masculino. Arthur Nory fez uma competição sólida, terminando o dia na liderança em três aparelhos. Na barra fixa, onde foi campeão mundial em 2019, Nory fez uma série simples mas muito bem executada, conseguindo 13.900 pontos. No solo, a receita foi a mesma: capricho na execução para ficar em primeiro lugar com 13.400. Já no salto, Arthur Nory conseguiu uma média de 14.075 pontos. Destaque para um Yurchenko com dupla pirueta excelente, conseguindo 14.400 pontos (9.6 de execução).
+ Flávia Saraiva se recupera em busca da vaga olímpica
+ Almir Cunha muda técnica em busca de medalhas
+ Bruno Lobo e Matheus Isaac se classificam para Paris-2024
+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

Arthur Zanetti também teve um bom desempenho no primeiro dia do Brasileiro, terminando em primeiro lugar nas argolas, com 14.600, e em segundo no solo, com 13.400 (Zanetti ficou atrás de Nory no desempate). Já nas barras paralelas, o líder após metade da competição é Johnny Oshiro, com 14.050. Por fim, no cavalo com alças, quem terminou em primeiro lugar foi Diogo Soares. O atleta do Flamengo teve uma lesão no pé recentemente e, por isso, competiu apenas em quatro aparelhos sem fazer saídas que causassem um forte impacto.

No individual geral, Tomás Rodrigues encerrou a sexta-feira na liderança. com 80.300. Patrick Correa ficou em segundo lugar, com 79.050, seguido por Yuri Guimarães, com 78.900.

Feminino

Rebeca Andrade voa para pegar a barra no Campeonato Brasileiro
(Foto: Ricardo Bufolin/CBG)

A grande estrela da competição feminina é a campeã olímpica e mundial Rebeca Andrade. Ela não fez solo na competição, mas teve grandes apresentações nos outros aparelhos. O destaque fica por conta da série impecável nas barras assimétricas, que lhe rendeu 15.200 (9.0 de execução). Em seguida, na trave, Rebeca teve a maior nota do dia no aparelho com 13.833, encerrando o dia em primeiro lugar nos dois aparelhos. No salto, ela fez apenas um exercício, não brigando por medalhas no aparelho. Porém, ela tirou a maior nota para apenas um salto no dia: 14.467 para um Yurchenko com dupla pirueta muito bem executado.

Após quatro anos sem competir no solo, Jade Barbosa brilhou ao som de “Cell Block Tango” do musical Chicago. A veterana fez uma série forte, com dois tsukaharas na parte acrobática, além de uma coreografia excelente. No total: 13.833 pontos para terminar em primeiro lugar na parcial do aparelho.

Já no individual geral, o nome do dia foi Andreza Lima. A ginasta paraense, que está em seu primeiro ano na categoria adulta, fez séries excelentes, terminando com um total de 52.734 pontos. Ela também está em primeiro lugar no salto com uma média de 12.850 pontos. Completando o top-3 do individual geral estão Lorrane Oliveira, com 52.634, e Julia Soares, com 52.500.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em Ginástica Artística