Siga o OTD

Futebol

 

Gol com desvio, expulsões e recorde de público: Brasil perde dos EUA



Diante de mais de 55 mil torcedores no Castelão, Seleção Feminina é superada por 1 a 0 e divide amistosos contra as norte-americanas



Com mais de 55 mil torcedores, Brasil é superado pelos EUA em noite de emoção e polêmicas (Foto: Reprodução)
Com mais de 55 mil torcedores, Brasil é superado pelos EUA em noite de emoção e polêmicas (Foto: Reprodução)

Uma vitória e uma derrota. Esse foi o saldo do Brasil na Data Fifa contra os Estados Unidos. Nesta terça-feira (9), a Seleção Brasileira Feminina perdeu por 1 a 0 para os EUA, na Arena Castelão, em Fortaleza, em um jogo que terminou cercado por polêmicas, reclamações contra a arbitragem e cinco expulsões brasileiras.

O único gol da partida saiu na etapa final, em finalização de Sophia Wilson da entrada da área. A bola desviou em Isabela, matou a reação de Lorena e definiu o amistoso diante de mais de 55 mil torcedores.

+ SIGA O OTD NO WHATSAPPYOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Jogo equilibrado até o intervalo

O primeiro tempo foi truncado, com muita disputa física e poucas brechas para construção ofensiva. O Brasil conseguiu competir em alguns momentos e chegou a assustar em bola parada, mas o lance terminou anulado por impedimento após revisão.

A grande preocupação da etapa inicial foi Dudinha. Aos 30 minutos, a meio-campista sentiu o joelho em uma dividida com Sonnett, caiu no gramado, recebeu atendimento e deixou o campo de maca, chorando. Bia Zaneratto entrou em seu lugar.

Nos acréscimos, Lorena evitou que o Brasil fosse para o intervalo em desvantagem. A goleira fez duas defesas importantes em sequência, primeiro em chute de Lavelle e depois no rebote, em uma jogada que parecia encaminhar o gol norte-americano.

EUA crescem no segundo tempo e acham o gol

Arthur Elias mexeu na equipe no intervalo, com as entradas de Ludmilla e Kerolin nos lugares de Gabi Portilho e Gio Garbelini. Mesmo assim, os Estados Unidos passaram a controlar mais as ações e empurraram o Brasil para trás.

A pressão surtiu efeito aos 17 minutos da etapa final. Wilson avançou pela esquerda, trouxe para o meio e arriscou de fora da área. O chute desviou em Isabela e tirou Lorena da jogada: 1 a 0 para as visitantes.

Depois do gol, a goleira brasileira voltou a aparecer bem e evitou que a diferença aumentasse. Trinity Rodman e Moultrie levaram perigo em lances seguidos, mas Lorena manteve o Brasil vivo na partida.

Expulsões inflamam o clima no Castelão

Se o resultado já era ruim, a reta final transformou o amistoso em um cenário de irritação total para o lado brasileiro. A arbitragem passou a ser contestada pela comissão técnica e pelas jogadoras, principalmente após uma sequência de lances duros e decisões que aumentaram a tensão em campo.

O primeiro a ser expulso foi Arthur Elias, que levou o segundo cartão amarelo por reclamação e acabou mandado para fora da casamata. A irritação do treinador refletia a insatisfação da Seleção com o critério adotado pela arbitragem ao longo do segundo tempo.

Pouco depois, Bia Zaneratto também foi expulsa. A atacante recebeu o segundo amarelo após uma falta considerada temerária. Já Tarciane levou vermelho direto depois de um lance mais ríspido com Wilson, em mais um momento que elevou o tom da partida.

O clima ficou ainda pior depois do apito final. Kerolin e Ludmila também receberam cartão vermelho, em um desfecho que escancarou o nível de tensão do confronto. Ao todo, o Brasil terminou o jogo com cinco expulsões: Arthur Elias, Bia Zaneratto, Tarciane, Kerolin e Ludmila.

Público recorde e noite de contrastes

Apesar da derrota, o Castelão recebeu mais de 55 mil torcedores e registrou mais uma grande marca de presença para o futebol feminino. A torcida empurrou a Seleção desde o início, com mosaico e atmosfera de decisão.

Em campo, porém, o Brasil saiu com uma mistura de frustração e preocupação: perdeu o amistoso, viu Dudinha deixar o jogo lesionada, teve o retorno de Marta como ponto positivo e terminou a noite envolvido em uma sequência de expulsões que resumiu a irritação brasileira com a arbitragem.

Próximos passos da Seleção

Depois dessa rodada, a Seleção Feminina volta a campo apenas em outubro. Até a Copa do Mundo de 2027, o Brasil ainda terá mais quatro Datas Fifa para ajustar a equipe, recuperar atletas e seguir a preparação para o Mundial em casa.

Mineira no Rio de Janeiro. Jornalista formada pela UFMG e mestranda na UERJ, pesquisando esportes radicais. Nas horas livres, se aventura no surfe, na natação e no handebol.

Mais em Futebol