Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

 

Nordeste vence o primeiro Campeonato Brasileiro de futebol de cegas



Vitória veio nos pênaltis em disputa contra o Sul após empate sem gols durante o tempo regulamentar. Já o Sudeste obteve a medalha de bronze ao derrotar o Centro-Norte na competição realizada em São Paulo



Nordeste vence o primeiro Campeonato Brasileiro de futebol de cegas campeão
(Alessandra Cabral/CPB)

A equipe do Nordeste sagrou-se campeão da primeira edição do Campeonato Brasileiro de futebol de cegas nesta terça-feira (16). A vitória veio nos pênaltis, por 1 a 0, em disputa contra o Sul após empate sem gols durante o tempo regulamentar.

Mais cedo, o Sudeste obteve a medalha de bronze ao derrotar o Centro-Norte por 1 a 0 com gol de Sara Rodrigues. A competição foi realizada no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, e recebeu 40 atletas. A disputa começou no domingo (14) e contou com as quatro equipes.

Camisa 10

“Fiquei muito emocionada de ser a primeira campeã junto do meu time. Perdi alguns gols no jogo, mas a vitória veio. É uma vitória e tanto para nós mulheres estarmos neste campeonato. Agora é irmos para cima, nos unirmos e fazemos ainda mais a diferença para o futebol feminino”, disse Tamiris Souza, autora do gol de pênalti que decidiu o campeão.

“Na hora em que fui chutar o pênalti, falei, ‘quem vai fazer sou eu’. Foi muito bom, dei um chute muito forte e consegui a vitória”, acrescentou a camisa 10 da seleção brasileira de futebol de cegas.

Fase de classificação

Todas as equipes já haviam se enfrentado durante a primeira fase da competição, liderada pelo Sul com duas vitórias e um empate, somando sete pontos. Em segundo lugar ficou o Nordeste, com uma vitória e dois empates, ambos com vitória na disputa de pênaltis, o que também garantiu sete pontos para o time.

O Centro-Norte terminou a fase de grupos com 4 pontos, com uma vitória, um empate e uma derrota. Por fim, o Sudeste não pontuou na etapa classificatória, após sofrer o desfalque da fixa Renata Pereira, da seleção brasileira, lesionada ainda nos primeiros minutos da partida de estreia.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, os Olímpicos de Paris, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e de Santiago

Mais em Paralimpíada Todo Dia