Siga o OTD

Futebol

Suécia ganha da Austrália em Brisbane e leva bronze na Copa do Mundo

Matildas lutam muito empurradas pela torcida, mas Austrália perde por 2 a 0 para a Suécia e termina em quarto lugar

Suécia vence Austrália e conquista bronze na copa do mundo de futebol feminina
(Foto: EPA)

Na manhã deste sábado (19) no Estádio de Brisbane, a campanha histórica das Matildas terminou em derrota. Em um jogo equilibrado, a Suécia venceu a Austrália por 2 a 0 e conquistou o terceiro lugar da Copa do Mundo de Futebol Feminino diante de 49.461 espectadores. Na manhã deste domingo, Inglaterra e Espanha lutam por um título inédito para os países.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

A Austrália começou melhor em campo, mas as matildas provocaram um pênalti na Suécia. Rolfo não desperdiçou a chance, abrindo enfim o marcador aos 30 minutos do primeiro tempo. Já no segundo tempo, o jogo ficou mais aguerrido, com ambas equipes buscando um espaço. Coube a Blackstenius encontrar um caminho e enfim cruzar para Asllani que em um chute poderoso marcou o segundo gol aos 17 minutos, que seria enfim o último gol do jogo.

+ Espanha x Inglaterra – final da Copa do Mundo Feminina: onde ver

Medalhitas de prata na Rio-2016 e Tóquio-2020, a Suécia já foi vice-campeã mundial em 2003. Além disso, elas também haviam alcançado a terceira posição em 1991 e 2011 e 2019. Já para a Austrália o melhor resultado antes da Copa de 2023 havia sido um sexto lugar em 2007. A Austrália repete, portanto, o resultado de Tóquio-2020 quando perdeu a disputa do bronze para os EUA por 4 a 3 na disputa de bronze.

Nos Jogos Olímpicos de Tóquio, no ano retrasado, a Suécia já havia vencido a Austrália duas vezes. Primeiro por 4 a 2 na fase de grupos e depois por 1 a 0 na semifinal.

Como foram as campanhas até a disputa de bronze

Austrália venceu por 1 a 0 a Irlanda sua estreia na copa. Ainda na fase de grupos, as Matildas perderam por 3 a 2 para a Nigéria e golearam o Canada, atuais campeãs olímpicas, por 4 a 0. Depois de uma vitória contra a Dinamarca por 2 a 0, as donas da casa passaram pela França. Foi uma disputa emocionante por pênaltis que terminou apenas em 7 a 6 em Brisbane. Já em Sidney, a Austrália perdeu para a Inglaterra por 3 a 1.

A Súecia foi um dos três únicos países a conquistar 9 pontos na primeira fase, fruto de vitórias por África do Sul (2 a 1), Itália (5 a 0) e Argentina (2 a 0). Nas oitavas, um empate entre 0 a 0 contra os EUA que foi definido com vitória por 5 a 4 nos pênaltis. A vaga na disputa por medalhas veio com uma vitória por 2 a 1 sobre o Japão, mas uma derrota pelo mesmo placar para a Espanha relegou o país a disputa do bronze.

Interessado em cinema, esporte, estudos queer e viagens. Se juntar tudo isso melhor ainda. Mestrando em Estudos Olímpicos na IOA. Estive em Tóquio 2020.

Mais em Futebol