Siga o OTD

Futebol

Pia Sundhage entre as três finalistas do FIFA The Best

Pia Sundhage concorre ao prêmio de melhor técnica de futebol feminino da FIFA. Sueca ganhou a categoria em 2012

Pia Sundhage na final da Copa América de futebol feminino - FIFA
Pia Sundhage na final da Copa América (Foto: Thaís Magalhães/CBF)

A técnica da seleção feminina de futebol, a sueca Pia Sundhage, está entre as finalistas do FIFA The Best, a premiação anual da federação internacional de futebol. A comandante da equipe brasileira é uma das três finalistas da categoria “Melhor treinados de futebol feminino”. Pia concorre ao prêmio ao lado de Sonia Bompastor, do Lyon, e Sarina Wiegmann, comantande da seleção da Inglaterra. O anúncio da vencedora será no dia 27 de fevereiro em uma cerimônia em Paris.

+ Flamengo vira e avança à final da Supercopa do Brasil de futebol feminino

No anúncio das finalistas, a FIFA destacou o trabalho de Pia Sundhage com a seleção brasileira em 2022, que culminou com o título da Copa América. O Brasil venceu todos os seis jogos que disputou na competição, com 20 gols marcados e nenhum sofrido. Com o título, o seleção garantiu vagas nos Jogos Olímpicos de Paris-2024, além da Copa do Mundo feminina deste ano, que será disputada entre julho e agosto na Austrália e na Nova Zelândia.

Jogadoras da seleção carregam Pia para comemorar título
Pia comemora o título da Copa América com as jogadoras da seleção (Foto: Thaís Magalhães/CBF)

Pia Sundhage é veterana na premiação da FIFA. A sueca já foi eleita a melhor treinadora do futebol feminino pela entidade em 2012, quando conduziu a seleção dos Estados Unidos ao ouro nos Jogos Olímpicos de Londres, além de ter sido indicada em outras quatro ocasiões. Assim, ela pode conquistar seu segundo troféu da categoria.

As adversárias

Mas para ganhar o prêmio, Pia Sundhage terá que vencer duas adversárias que foram campeãs dos principais torneios de futebol feminino da Europa. Sonia Bompastor foi campeã da Champions League Feminina com o Lyon. O clube francês fez uma grande campanha na competição. A equipe eliminou o rival PSG na semifinal e, em seguida, vencendo o Barcelona por 3 a 0 na final.

Por fim, quem também concorre ao prêmio é a holandesa Sarina Wiegman. A técnica é boa de ganhar Eurocopa. Anteriormente, ela conduziu a seleção da Holanda ao título continental em 2017. Cinco anos depois, ela assumiu a seleção da Inglaterra e conduziu o time ao título diante da sua torcida na Euro de 2022.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em Futebol