Siga o OTD

Futebol

Grêmio e Santos empatam na primeira semi do Brasileiro sub-17

Grêmio e Santos fazem grande jogo e empatam em 2 a 2 no primeiro duelo da semifinal do Brasileirão sub-17

Grêmio Santos Brasileirão sub-17
(Foto: Rodrigo Fatturi/Grêmio)

Tudo igual no primeiro jogo da semifinal do Brasileirão sub-17 de futebol masculino. Em um duelo muito movimentado, Grêmio e Santos empataram em 2 a 2 na tarde desta quarta-feira (26), no CT Hélio Dourado, no Rio Grande do Sul. Com o resultado, o confronto fica aberto para o jogo da volta, que acontecerá em 11 de novembro, na Vila Belmiro.

+ Brasil bate Argentina e lidera Copa América de futebol de cegos

O Grêmio teve o domínio da maior parte do jogo, com mais posse de bola, mas o Santos efetivo. Logo no começo da primeira etapa, o Peixe abriu o placar com Rodrigo Cezar. Pouco tempo depois, o próprio Rodrigo sofreu pênalti. Na cobrança, Gustavo Henrique parou em grande defesa do goleiro Cássio.

Grêmio Santos pênalti
Cássio defendeu o pênalti de Gustavo Henrique (Foto: Rodrigo Fatturi/Grêmio)

Já na segunda etapa, o Grêmio chegou ao empate após tanto pressionar. Em cobrança de falta, Kauan Kelvin chutou forte no canto do goleiro e marcou um golaço, aos 12 minutos. No entanto, o Santos respondeu em contra-ataque e voltou à frente do placar, com Lucas Yan, aos 18. Quatro minutos mais tarde, Caniggia se aproveitou de um erro do goleiro Rodrigo Falcão para empatar outra vez, dando números finais ao jogo.

O segundo jogo da semifinal do Brasileirão sub-17 acontecerá somente em 11 de novembro, na Vila Belmiro-SP. A equipe paulista teve a segunda melhor campanha da primeira fase e, por isso, tem a vantagem de decidir a vaga à final em casa. Não há o critério de gol fora de casa, portanto um novo empate levará a disputa para os pênaltis. A outra semi do Brasileirão conta com Palmeiras e Athletico Paranaense.

Como foi o jogo

Jogando em casa, o Grêmio começou melhor. Com uma linha alta, a equipe tricolor pressionou a saída de bola e conseguiu gerar trabalho para a zaga santista. No entanto, foi o Santos quem abriu o placar, aos dez minutos, com Rodrigo Cezar. Após grande jogada de João Souza, o lateral finalizou cruzado, Cassio defendeu e o atacante empurrou para as redes no rebote.

Apesar do gol, o Grêmio seguiu pressionando. Por pouco, não chegou ao empate dois minutos depois. Em escanteio, o zagueiro João Lima cabeceou e a bola passou raspando a trave. O Santos se defendia e chegava com perigo nos contra-ataques. Em uma dessas chegadas velozes, Rodrigo Cezar sofreu pênalti, aos 19. Gustavo Henrique chutou forte, no canto direito, e goleiro Cássio defendeu.

João Lima Grêmio Santos
João Lima chegou com perigo em cabeceios (Foto: Rodrigo Fatturi/Grêmio)

A grande defesa deu mais fôlego para o Grêmio. Aos 22, Caio Araújo soltou uma bomba de fora da área, buscando o ângulo. A bola acertou a trave, bateu nas costas de Rodrigo Falcão e ficou em cima da linha. O goleiro santista se recuperou e evitou o empate. Após a parada para hidratação dos atletas, o Tricolor gaúcho passou a ser ainda mais dominante e finalizou com frequência ao gol adversário, ainda que sem grande perigo.

A segunda etapa

Mesmo com o poderio ofensivo, o Grêmio não conseguiu o empate e foi para os vestiários com a desvantagem. Foi somente no segundo tempo que os guris fizeram seu primeiro gol na partida. Após um começo intenso, Caniggia foi derrubado na entrada da área e, na cobrança de falta, Kauan Kelvin mandou uma bomba para o fundo das redes, aos 12 minutos.

Kauan Kelvin Grêmio Santos Brasileirão sub-17
Kauan Kelvin fez um belo gol de falta (Foto: Rodrigo Fatturi/Grêmio)

O Grêmio seguiu incisivo e chegou a fazer o segundo gol com João Lima, dois minutos depois, mas a arbitragem assinalou impedimento. Não demorou muito para o Santos responder. Outra vez em velocidade, Gabriel Bontempo disparou e rolou para Lucas Yan marcar o segundo do Peixe, aos 18 minutos.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Quando o jogo parecia estar se acalmando, o goleiro Rodrigo Falcão tocou errado e a bola sobrou para Caniggia, que empurrou para o gol de empate. Depois do novo empate gremista, o duelo esfriou. As duas equipes ameaçaram investidas para a área adversária, mas não conseguiram o gol, deixando a vaga para a final do Brasileirão sub-17 aberta para o segundo jogo.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Futebol