Siga o OTD

Futebol

Emily inicia treinos com atletas do Nordeste

O trabalho da comissão técnica da Seleção Brasileira Feminina para formar a lista das 22 jogadoras relacionadas para a etapa de observação regional com atletas dos clubes do Nordeste não foi fácil e começou ainda no início do ano. Em janeiro, a CBF divulgou o calendário da Seleção com as convocações de observação por região. Em fevereiro, houve a primeira, destinada às atletas das regiões Sul e Sudeste

Depois da primeira convocação regional, as federações de futebol do Nordeste iniciaram uma mobilização para realizar as competições estaduais e torneios com o objetivo de divulgar suas jogadoras para a treinadora Emily Lima e os integrantes de sua comissão técnica. A equipe assistiu presencialmente a jogos dos campeonatos de Pernambuco, de Alagoas, do Rio Grande do Norte e Cearense, além de partidas dos clubes nordestinos pelo Brasileiro Feminino A-1 e A-2.

– Quando divulgamos que íamos fazer as convocações regionais, os clubes e federações do Nordeste rapidamente começaram a se mobilizar para organizar os times e as competições. Para nós foi muito importante, facilitou o nosso trabalho, pois toda vez que chegávamos ao local da partida, já tínhamos todas as informações das jogadoras, nome, data de nascimento, características, posição. Foi muito bacana –  analisou a treinadora Emily Lima.

O intercâmbio com os clubes foi grande para formar a lista das jogadoras do Nordeste. O analista de desempenho da Seleção, Julio Resende, que assistiu a muitos jogos presencialmente, conheceu de perto o trabalho das equipes e pode trocar muitas informações.

– Esse trabalho de observação nos aproximou muito dos clubes, o que é muito importante para o desenvolvimento do futebol feminino no país. As equipes passaram a me mandar links dos jogos, seja de transmissão ou até mesmo filmados por eles para suas análises, para que a gente pudesse observar ainda mais as jogadoras – explicou.

A etapa de convocação regional do Nordeste está sendo realizada nesta semana na Granja Comary, em Teresópolis, no Rio de Janeiro. Veja a lista de atletas relacionadas.

Jornalista formada pela Cásper Líbero. Apaixonada por esportes e boas histórias.

Mais em Futebol