Siga o OTD

Futebol

NWSL libera equipes para novas fases de treinamento

Liga em que jogam Marta e Debinha segue seu protocolo para a retomada gradual das atividades

Com Marta em campo, Orlando Pride segue sem vencer na NWSL
Respeitando as orientações de saúde de cada região, NWSL libera times para uma nova fase de treinos (Divulgação NWSL)

A NWSL (Liga de futebol feminino dos Estados Unidos) anunciou nesta segunda-feira (25) que todos os clubes podem avançar para a fase dois do retorno das atividades. Nesta fase, as equipes podem realizar treinamento em grupos pequenos, de acordo com as diretrizes descritas pela força-tarefa médica da liga no “Protocolo de Fase de Retorno ao Jogo”, sujeito a estado e local requisitos governamentais.

Depois da liga vetar que os times realizassem treinamentos coletivos, o comunicado desta semana foi divulgado com alegria, sempre priorizando a saúde de cada região.

“Seguindo a orientação de nossos consultores médicos, a NWSL tem o prazer de dar os próximos passos para retornar com segurança à competição”, disse a comissária da liga Lisa Baird.

Como será a fase dois

Todos os grupos durante a fase dois não devem exceder oito jogadoras. Antes de entrar em uma instalação, todos as atletas devem concluir uma avaliação pré-treinamento (PTA) e realizar uma avaliação diária dos sintomas e da temperatura. 

No treinamento para pequenos grupos, os clubes da NWSL podem usar salas de musculação, salas de treinamento e salas de reunião. Os funcionários essenciais autorizados nesta fase são treinadores, preparadores físicos, cientistas esportivos, médicos de equipes e gerentes de equipamentos. 

Debinha - North Carolina Courage
Debinha foi campeã da NWSL na última temporada
(Foto: Reprodução NWSL)

Todos as jogadoras e membros da equipe devem fazer um teste de reação em cadeia da polimerase do antígeno (PCR) e um teste de anticorpos (IgG) antes de estarem presentes em qualquer treinamento de grupo.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NOINSTAGRAM E NO FACEBOOK

A partir de sábado (30), os times da NWSL poderão progredir para a fase três. Nesta parte do projeto de retomada das atividades, as equipes poderão realizar treinamento com a equipe completa, desde que cinco dias cumprindo a fase dois tenham sido concluídos. Sempre levando em consideração que os treinamentos não violem as restrições estaduais ou locais aplicáveis.

Nas fases dois e três, as jogadoras devem chegar com seus equipamentos de treinamento e usar máscaras ao chegar e sair da instalação. Garrafas de água compartilhadas não serão permitidas e os funcionários farão uma limpeza completa após o uso de cada grupo pelas instalações.

Os seguintes princípios se aplicam a todas as fases do protocolo de retorno ao jogo da NWSL:

  • Toda atividade deve seguir os mandatos estaduais e municipais e das agências de saúde
  • Cada equipe deve ter a aprovação de sua equipe médica para avançar para a próxima fase
  • As equipes devem limitar o pessoal ao mínimo essencial necessário para conduzir cada fase do treinamento e da competição
  • As jogadoras serão submetidas a uma triagem diária dos sintomas antes de entrar nas instalações da equipe
  • Jogadoras que estão realizando a auto-quarentena por qualquer motivo não podem treinar com outras pessoas ou nas instalações da equipe
  • Jogadoras, treinadores e funcionários que estão doentes ou têm contato próximo com pessoas doentes devem informar o responsável médico certificado da equipe, ficar em casa e não participar do treinamento.
  • Todas as pessoas devem praticar uma boa higiene das mãos e evitar tocar o rosto, o nariz e os olhos com as mãos o máximo possível
  • Todas as instalações e salas utilizadas estão sujeitas às normas da NWSL para limpeza, desinfecção e saneamento
  • Todo o pessoal da instalação, serviço de limpeza e equipe de campo será programado para evitar o contato com jogadores e equipe essencial

O “Protocolo faseado de retorno ao jogo” detalha as diretrizes de saúde e segurança e a liga continuará a controlar a progressão em cada fase.

Mais em Futebol