Siga o OTD

Futebol

Goleadas marcam estreia do Campeonato Brasileiro Sub-17

Em ótimo dia para os mandantes, primeira rodada do Brasileirão tem 29 gols em sete partidas disputadas

Atacante Giovani foi o destaque da partida, com três gols marcador (Foto: Divulgação/Palmeiras)
Atacante Giovani foi o destaque da partida, com três gols marcados (Foto: Divulgação/Palmeiras)

O Campeonato Brasileiro Sub-17 de futebol masculino teve início nesta quarta-feira (11) com sete partidas e um total de 29 gols marcados. Cinco equipes mandantes tiveram uma bela atuação e fizeram quatro ou mais gols. Athletico e Goiás venceram por 4 a 1, enquanto o Vasco bateu o Sport por 4 a 0. Nos placares mais elásticos, o Palmeiras recebeu o Botafogo e fez 5 a 0, e o Grêmio encarou o Bahia e venceu por 6 a 0. A primeira rodada ainda contou com dois empates por 1 a 1. Confira o resumo:

Grêmio atropela o Bahia

O Grêmio recebeu o Bahia no Centro de Formação e Treinamento Presidente Hélio Dourado, em Eldorado do Sul, e não tomou conhecimento do adversário. Com facilidade, a equipe gaúcha fez 6 a 0 na partida e assumiu a liderança do Grupo A pelo saldo de gols.

Grêmio marcou cinco gols só no primeiro tempo (Foto: Rodrigo Fatturi/Grêmio)

Cinco gols foram marcados já no primeiro tempo de jogo. Aos 8 minutos, Valber aproveitou o cruzamento da direita e abriu o placar. Aos 22, Rubens se adiantou ao marcador e pegou a sobra de bola para ampliar. Seis minutos depois, Zinho recebeu em velocidade pela esquerda, passou pela marcação e chutou cruzado, sem chances para o goleiro. Aos 36 minutos, Rubens chutou forte da entrada da área e marcou o quarto gol do Grêmio e o segundo dele na partida. Ainda deu tempo de Cuiabano marcar o quinto aos 43 minutos, depois de chutar bonito a bola que explodiu na trave.

+CONFIRA A TABELA COMPLETA DO BRASILEIRÃO SUB-17

O sexto gol saiu logo no primeiro ataque do segundo tempo. Rubens lançou para Pedro Henrique, que ganhou da marcação e chutou na saída do goleiro baiano para fechar o placar em 6 a 0.

O Grêmio volta a jogar na próxima quarta-feira (18) em Recife, contra o Sport, às 15h.

Palmeiras goleia com hat-trick de atacante

Também pelo Grupo A, o Palmeiras goleou o Botafogo por 5 a 0 no Allianz Parque, com show do atacante Giovani, que marcou três vezes.

Depois de um primeiro tempo movimentado, mas sem gols, a rede balançou – bastante – na segunda etapa graças a jogadores que vieram do banco de reservas. Logo após entrar, o atacante Giovani precisou de três minutos para marcar duas vezes em duas assistências pela esquerda. Em seguida, deu passe para Carlos Matheus driblar o goleiro e ampliar.

O domínio permaneceu palmeirense. O zagueiro Ruan Santos, de cabeça, marcou o quarto após cobrança de escanteio de Abimael pela esquerda. Por fim, ainda deu tempo para Giovani garantir seu hat-trick com o terceiro gol aos 42 minutos.

O Palmeiras retorna a campo pelo Campeonato Brasileiro Sub-17 na próxima quarta-feira (18), às 20h, contra o América-MG, no Estádio das Alterosas, em Belo Horizonte-MG.

Vasco estreia bem contra o Sport

Jogando no estádio Nivaldão, em Nova Iguaçu, o Vasco recebeu o Sport e venceu por 4 a 0 na estreia do Campeonato Brasileiro Sub-17. Marcos Paulo, Andrey, Matheus Julião e Eric Pimentel fizeram os gols do clube carioca.

Na segunda rodada do torneio nacional, no dia 18, a equipe enfrenta o Corinthians, no Parque São Jorge, às 16h.

Vasco comemora boa estreia no Brasileiráo Sub-17 (Foto: FFERJ)

Athletico e Goiás goleiam no Grupo B

Pelo Grupo B, as equipes também estrearam no Brasileirão com boas goleadas. O Athletico encarou o Ceará na Arena da Baixada e venceu o adversário por 4 a 1. David Kochem abriu o placar para os paranaenses aos 34 do primeiro tempo. Vitor do Carmo e Emersonn ampliaram a vantagem no começo da segunda etapa. E Lucca, aos 35, colocou 4 a 0 no placar. O Ceará ainda diminuiu com Davi, aos 44 minutos, mas a vitória do Athletico já estava garantida. Na próxima rodada, os paranaenses enfrentam o Santos, dia 18, às 15h.

+INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE

Pelo mesmo placar, o Goiás derrotou o Vitória no Estádio da Serrinha, em Goiânia. Cassiano Faria abriu o marcador para os goianos aos seis minutos. Aos 11, Gustavinho ampliou. Nove minutos depois, Cassiano marcou seu segundo gol. No final do primeiro tempo, o Vitória diminuiu com João. Mas, Igor Jesus, aos 17 da segunda etapa, deu números finais ao jogo: 4 a 1. O Goiás volta a campo no dia 18, às 15h, para enfrentar o Fluminense.

Timão e Galo empatam na estreia

Contrariando as goleadas da primeira rodada, Atlético-MG e Corinthians empataram em 1 a 1 na estreia das equipes no Grupo A. Numa partida equilibrada em Belo Horizonte, os donos da casa abriram o placar aos 24 minutos, com Vitor. Já nos acréscimos do segundo tempo, o zagueiro Renato, de cabeça, conseguiu o gol de empate do Timão. Na próxima rodada, no dia 18, o Corinthians encara o Vasco, às 16h, e o Galo joga contra o Botafogo, às 15h, fora de casa.

Chape e América também não saem da igualdade

Na Arena Condá, a Chapecoense e América-MG também ficaram no empate por 1 a 1 na estreia do Brasileirão Sub-17. Com dois gols em sequência no primeiro tempo, a partida não saiu da igualdade e ambas as equipes conquistaram um ponto. Renato, do América, marcou aos 18, enquanto Cella empatou aos 22 minutos.

Encerramento da rodada

Mais três partidas fecham a primeira rodada do Brasileirão Sub-17 na próxima quinta-feira (12). Às 15h, o Internacional recebe o Santos na Morada dos Quero-Queros. No mesmo horário, o Fluminense vai até Cotia encarar o São Paulo. E às 16h, Flamengo e Cruzeiro jogam em Bacaxá, no Rio de Janeiro.

Assim como em sua primeira edição, em 2019, o Campeonato Brasileiro Sub-17 será disputado em quatro fases. Na primeira, os clubes estão divididos em dois grupos com dez em cada, classificando-se para a fase seguinte os quatro primeiros colocados após jogos de todos contra todos dentro da chave e em turno único. Das quartas de final em diante a competição passa a ser disputada em mata-matas com partidas de ida e volta.

Mais em Futebol