Siga o OTD

Futebol

São Paulo elimina o Palmeiras e vai à semifinal do Paulista

Com gols na etapa inicial, São Paulo derruba o rival Palmeiras por 2 a 0 e segue vivo na briga pelo título do Paulistão; rival na semifinal será o Santos

Afonso Pastore / saopaulofc.net

Apenas um lado comemorou na manhã deste sábado (07). Em clássico realizado no Estádio do Pacaembu, o São Paulo garantiu a passagem para a semifinal do Campeonato Paulista feminino de futebol, com direito a uma vitória por 2 a 0 sobre o rival Palmeiras. Abrindo a contagem ainda no primeiro tempo, as comandadas do técnico Lucas Piccinato souberam administrar a diferença e seguirão na briga pelo título.

Por sua vez, o Palmeiras entrou em campo tendo a vantagem do empate e começou com tudo. Ainda assim, o desempenho não foi o mesmo para a sequência do confronto. A derrota causou a eliminação da equipe alviverde no Grupo 3 das quartas de final do torneio estadual.

Com os resultados desta última rodada, Santos e São Paulo finalizaram com a primeira e segunda colocações da chave, anotando 14 e 11 pontos, respectivamente. Agora, disputarão um lugar na grande decisão.

“Os primeiros 30 minutos foram bem preocupantes. Jogamos muito mal, com intensidade baixa e o Palmeiras dominando as ações do jogo. Não gostei dos primeiros 30 minutos. Meu time tem a característica de jogar bem nesse período, surpreendeu negativamente nesse sentido. Quando tivemos um momento um pouco melhor, subimos as linhas de pressão. A equipe conseguiu fazer os dois gols e tranquilizar para a segunda etapa. O lado positivo é que conseguimos reverter isso e melhorar durante o jogo para alcançar a vitória”, avaliou Piccinato.

“No início do primeiro tempo a gente não estava conseguindo impor o nosso jogo dentro de campo. A gente não estava conseguindo encaixar os passes. Trouxemos essa pressão (pela vitória) para dentro de nós e acabamos nos atrapalhando. Depois da parada técnica, conseguimos os dois gols no primeiro tempo. Eu fico feliz por estar vivendo esse momento no São Paulo, um clube grande”, complementou Valéria, talvez o principal destaque individual desta manhã.

O jogo

Logo no início do duelo, o Palmeiras adiantou a marcação e dificultou a saída de bola do São Paulo. A goleira Carla foi pressionada em diversos momentos. Tanto que aos seis minutos da etapa inicial, Índia recebeu lindo passe e teve a grande chance da partida até aquele momento, mas finalizou em cima da arqueira tricolor.

Por conta do baixo público mesmo com as entradas gratuitas, era possível ouvir o que ambos os treinadores comentavam à beira do gramado. Ricardo José Belli, agitado técnico alviverde, cobrava intensidade em todos os momentos. Enquanto isso, o são-paulino Lucas Piccinato assistia tranquilo e analisava calmamente o que poderia ser feito.

Aos poucos, o ritmo caiu. Por conta dos critérios de desempate, a igualdade no Pacaembu era favorável ao Palmeiras. A vitória, no entanto, seria ainda melhor. Com 21 minutos, após cobrança de lateral, Índia girou e bateu bonito de perna direita para defesa espetacular de Carla.

O São Paulo passou a utilizar o recurso do lançamento com mais frequência. Sem efeito. Quando colocou a bola no chão, abriu o placar logo após a parada para a hidratação. O desempenhou foi outro. Valéria fez linda jogada pela direita e cruzou na cabeça de Jaqueline, que só teve o trabalho de empurrar para o fundo da rede aos 33: 1 a 0. Na comemoração, ela tirou a camisa e fui punida com o cartão amarelo.

Na sequência, aos 42, Ottilia recebeu na cara de Jully. No momento do chute, pegou mal na bola e acertou a trave. No rebote, Valéria estava lá para reaproveitar e servir novamente a própria Ottilia, livre, já dentro da pequena área palestrina. Com um tapa, fez o segundo gol tricolor. Em vantagem, o São Paulo retomou o controle das ações e ampliou o marcador antes do intervalo. O Verdão, por outro lado, acusou o golpe.

O jogo ficou morno no retorno para a segundo tempo. As palmeirenses pareciam não encontrar forças para correrem atrás do prejuízo. Enquanto isso, as são-paulinas aguardavam o momento certo para criar ofensivamente e aproveitar as muitas falhas do adversário.

Melhor postado taticamente, o São Paulo rondou a área alviverde por várias vezes e teve até oportunidades de definir os lances, mas não garantiu a mesma eficiência dos 45 minutos iniciais. A torcida tricolor gritou ‘olé’ na reta final. O placar não foi mais alterado. Triunfo confirmado no Pacaembu e objetivo alcançado no Campeonato Paulista feminino de futebol. Apesar da campanha consistente, o Palmeiras amargou a derrota e se despediu da competição.

Mais em Futebol