Siga o OTD

Esportes de Gelo

Nicole Silveira é ouro na 1ª etapa da Copa América de skeleton

A neve canadense ficou verde e amarela com o título de Nicole Silveira na Copa América de skeleton

Nicole Silveira copa américa skeleton
(divulgação/MVP Sports)

O dia 7 de novembro de 2021 vai ficar para sempre marcado na história brasileira dos esportes de gelo. Nicole Silveira foi a campeã na primeira etapa da Copa América de skeleton, que está sendo realizada em Whistler, no Canadá. Detalhe, essa foi a primeira vitória dela competindo em uma prova oficial da modalidade.

Com apenas uma descida, já que a segunda foi cancelada por causa das condições climáticas, Nicole Silveira, líder após a primeira descida, ficou com o título da primeira prova da temporada. A brasileira fez 54s51, assumiu a liderança e não perdeu mais.

O desempenho foi bem superior em relação as outras atletas. Nicole Silveira ficou mais de meio segundo em relação à segunda e apenas três competidoras ficaram a menos de um segundo dela.

Halle Clarke, do Canadá, foi a segunda colocada com o tempo de 54s97, cerca de 0s56 atrás da brasileira. Maddison Charney (55s27), outra canadense canadense, completou o pódio.

A Copa América de skeleton segue até terça-feira (9), com mais duas corridas em Whistler, no Canadá.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTO

Nicole Silveira conquistou o melhor resultado do Brasil no Mundial de Skeleton
Nicole Silveira comprova sua evolução no Skeleton (Divulgação/IBSF)

Temporada de Skeleton começa na América do Norte

De novembro até 16 de janeiro de 2022, Nicole terá um calendário cheio de provas. Até o dia 14 de novembro, além das três provas da Copa América, ela vai participar de mais duas descidas na Copa Intercontinental em Whistler. Em seguida, vai para Park City, nos Estados Unidos, competir em mais quatro corridas entre 19 e 24 de novembro.

A partir daí, a brasileira se dedica quase que exclusivamente ao circuito da Copa do Mundo de Skeleton. Entre 3 e 17 de dezembro, participa de três provas em Altenberg e Winterberg, na Alemanha. No último dia do ano compete em Sigulda, na Letônia. Então, já em janeiro, faz duas descidas finais em Winterberg e, depois, em St. Moritz, na Suíça.

Skeleton feminino tem cinco vagas a mais para Pequim-2022

No intuito de estabelecer igualdade de gênero, o Comitê Olímpico Internacional (COI) e a Federação Internacional de Bobsled e Skeleton (IBSF) ampliaram o número de cotas para os Jogos Olímpicos de Pequim, em 2022. Dessa forma, são 25 vagas disponíveis em vez das 20 disputadas até os Jogos de 2018, em PyeongChang.

Desse total, apenas dois países levam três atletas e quatro podem garantir duas competidoras – as onze vagas restantes são destinadas a onze nações diferentes. Por conta da pandemia de covid-19, a IBSF congelou o ranking internacional e não divulgou os pontos conquistados pelas atletas.

Na temporada retrasada (2019/2020), Nicole Silveira terminou na 39ª colocação e pegaria uma das vagas diretas aos Jogos Olímpicos de Inverno. Contudo, ela evoluiu bastante ao longo da última temporada e a vaga inédita para Pequim-2022 está realmente próxima de acontecer. Os nomes serão confirmados oficialmente em 16 de janeiro de 2022.

Mais em Esportes de Gelo